Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NASCIMENTOS

Materno-Infantil de Barcarena ultrapassa a marca de 6 mil partos

Referência em parto de alto risco, unidade eterniza o momento de dar à luz com técnicas humanizadas 

Por Ascom (Ascom)
12/05/2023 09h35

Para Marlene Teixeira Marques, o Dia das Mães de 2023 será diferente. Agora, ela vai deixar de ser apenas filha nesta data tão especial. “Realizei um sonho. Estava preocupada com a dor, já que eu não sabia como era. Pensei que fosse mais difícil. Mas valeu a pena”, comentou. A dona de casa teve seu primeiro bebê no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), na região de integração do Tocantins, neste mês, em que a unidade ultrapassou a marca de mais de 6 mil partos realizados, desde a sua inauguração, em setembro de 2018. 

“O atendimento é bom, foi tudo ótimo. Não tenho queixas. Valeu a pena a dor e o esforço para ter um parto normal. Na hora eu só pensava no meu filho e isso me deu muito mais força. Apenas agradeço por tudo”, concluiu a mãe.

Quem também teve um momento inesquecível na unidade foi Amanda França, de 20 anos. Ela realizou o tão sonhado parto na banheira. Para ela, ser protagonista no momento do parto fez toda a diferença no nascimento do seu filho. O momento emocionante marcou a chegada ao mundo do pequeno Peter Paulo França Almeida, que nasceu medindo 47 centímetros e pesando 2.800kg. Esta foi a segunda gestação de Amanda, que já tem a menina Mary.

“Foi emocionante. Eu já me preparava para ter o parto na água, mas confesso que quase desisti. No final, foi uma experiência incrível, sem igual”, comemorou ao lado do seu marido, Jheferson da Paixão, de 30 anos.

Referência - Há quase cinco anos, a unidade vem contribuindo para a materialização do sonho de muitas parturientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na região e buscam por um parto humanizado. A maternidade atua, também, com os procedimentos de cesariana quando há indicação médica. Entre os mais de 6 mil partos já realizados, uma média de 50% é na forma natural. 

“O HMIB atua como uma unidade de saúde materno-infantil, com diversas peculiaridades: com banheiras, incentivos à amamentação, curso de gestantes, além de projetos que ressaltam a mulher como protagonista deste momento. Contamos com uma equipe altamente qualificada para atender não apenas as necessidades dos pacientes, mas também, os seus sonhos e anseios”, enfatizou a gerente assistencial, Kérina Quaresma. 

Enfermeira obstétrica e também especialista em neonatologia, Kérina destaca ainda que a unidade procura sempre evidenciar os cuidados, a atenção e o zelo com a maternidade. “Entendemos que não são apenas as mulheres que estão inseridas neste contexto, mas o pai e a família na entrega neste momento tão especial que é a chegada de um bebê”, explicou. 

Estrutura - Em sua infraestrutura, o HMIB conta com cinco salas de partos, sendo duas equipadas com banheiras. A unidade também conta com massagens, banho de aspersão, bola de pilates, uso do cavalinho, musicoterapia, exercícios respiratórios e de relaxamento são algumas das técnicas usadas sem uso de anestesia farmacológica, oferecidas para mulheres que optam pela experiência do parto natural.

“Temos uma infraestrutura toda projetada para dar o melhor conforto e comodidade aos nossos usuários. Somos referência em média e alta complexidade para atendimento a gestantes e bebês em 10 municípios do Baixo Tocantins”, completou o diretor executivo da unidade, Flávio Marconsini. 

Serviço: O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB)