Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Seaster capacita técnicos municipais para o aprimoramento de visitas domiciliares a partir do Programa Criança Feliz

A programação acontece na Associação Literária 5 de Agosto, cidade de Vigia de Nazaré/PA, e conta com participação de 11 municípios

Por Camila Santos (SEASTER)
11/05/2023 18h20

Uma equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – SEASTER está no município de Vigia de Nazaré, entre os dias 8 a 12 de maio, prestando  capacitação para o aprimoramento das práticas de visitas domiciliares realizadas a partir do Programa Criança Feliz. Participam da formação supervisores do programa, coordenadores de CRAS e gestores municipais. 

O Programa Criança Feliz é estabelecido a partir da política da primeira infância nacional. No Pará, a Seaster é quem executa o programa, uma das principais estratégias de acompanhamento do desenvolvimento de crianças e mães gestantes. A iniciativa prevê visitas domiciliares, qualificação da oferta dos programas e benefícios da rede socioassistencial e serviços de acolhimento, priorizando a família e o fortalecimento da intersetorialidade entre as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, sistema de justiça e garantia de direitos.

“Tenho certeza de que a capacitação do Guia de Visitas Domiciliares (GVD) irá contribuir para o desenvolvimento das atividades e o bom atendimento de crianças, gestantes e das famílias que são acompanhadas pelo programa Criança Feliz em nosso município”, comentou Mariane Moraes, secretária de Assistência Social de Vigia.

Com atuação em 133 municípios paraenses, o ‘Criança Feliz’ assiste, semanalmente, mais de 33 mil crianças e mães gestantes. Segundo o Guia de Visita Domiciliar disponibilizado pelo Governo Federal as visitas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade. Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e para a promoção do desenvolvimento infantil.  

Participam do evento representantes dos municípios de Santo Antônio do Tauá, São João da Ponta, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Miguel do Guamá, São Francisco do Pará, Vigia, Santa Izabel do Pará, Colares, Igarapé Açu e Maracanã.   

Para a coordenadora do CRAS de São Domingos do Capim, Dilvana Nascimento, a capacitação abrange o olhar em relação aos cuidados com a primeira infância e os resultados  positivos a partir deste trabalho. "Este é o primeiro encontro referente ao programa que participo, um divisor de águas no meu conhecimento pessoal e profissional, principalmente para entender como o cuidado com a primeira infância vai impactar na vida futura das crianças e do seu futuro e, com certeza, vai fazer a diferença na nossa intervenção profissional e na política de assistência de cada município”.

A programação de capacitações regionais realizadas pela Seaster seguirão ao longo deste ano. O próximo município a sediar o evento será Itupiranga, na região do Lago Tucuruí. 

Segundo o coordenador do programa Criança Feliz no Pará, Antônio Sena, o intuito é alcançar todas as regiões. “É um momento de troca de experiências, de saberes, e a Seaster vem com muita alegria colher os resultados de um programa que hoje já está em 133 municípios. Há programações para todo esse semestre. Nosso objetivo é chegar a todos os munícipios do Pará”, concluiu.

Contribuição: Jully Rocha