Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa incentiva talentos diversos das mães acompanhantes dos filhos

Hospital tem até sexta-feira (12) a mostra 'Mãezona de Talento', ação que estimula as habilidades de mães que acompanham o tratamento dos filhos

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
10/05/2023 13h39

Dona Maria Araújo é dona de um talento adormecido há quase duas décadas, quando começou a tratar da filha que sofre de lúpus. Talento curiosamente despertado no setor onde ela acompanha agora o neto, paciente renal crônico: o serviço de terapia renal substitutiva pediátrica da Santa Casa, que realiza até sexta (12) a mostra do projeto Mãezona de Talento, uma ação que busca despertar e revelar talentos entre as mães que acompanham diariamente seus filhos que fazem hemodiálise, como é o caso de Maria.

"O crochê é uma coisa que eu sempre gostei, mas há mais de 20 anos eu não fazia,  então quando me convidaram eu falei que eu não tinha tempo, pois moro em Bragança e tenho que cuidar do meu neto e da casa. Mas ela me incentivou e eu fui atrás de todo o material, pedi ajuda para umas vizinhas para relembrar e aprender alguns pontos e deu tudo certo. Hoje eu trouxe o meu talento pra mostrar, os guardanapos com as bordas de crochê e deu tão certo que já vendi tudo", comemora dona Maria.

E é exatamente esse sentimento e motivação que o evento, organizada pela equipe multiprofissional do Serviço de Referência em Terapia Renal Substitutiva da Santa Casa está estimulando nas 30 mães participantes, que exibem suas criações e dons, como bordados, crochês, doces finos, canto e até o talento mais essencial, de ser mãe e cuidar com dedicação dos seus filhos, explica a terapeuta ocupacional Fernanda Lobato.

"Tudo partiu da intenção de despertar o potencial que há em cada uma delas. Muitos talentos adormecidos e muitos sonhos que estavam enterrados. Então com o Mãezona de Talento nós fizemos uma sondagem sobre o interesse delas em aprender, aperfeiçoar e mostrar seus talentos. Desenvolver atividades que além de promover qualidade de vida e prazer, também possam gerar um retorno financeiro e nos surpreendemos com tantos talentos", conta Fernanda.

Para a também terapeuta ocupacional Clévia Dantas, motivar e destacar os talentos das mães além de uma forma de valorizá-las para os filhos e sociedade é também de dar aos pequeninos uma inspiração, que muitas vezes, por conta do tratamento, eles não conseguem ver no dia a dia.

"As atitudes falam mais do que as palavras e essas mães, pela própria rotina do tratamento das crianças,  se sentem às vezes tristes e desmotivadas e não conseguem mostrar tudo o que sabem e podem fazer. Essa é uma oportunidade delas revelarem isso para os próprios filhos, mostrarem que também podem ser felizes. E assim, vendo que  as mães estão felizes e realizadas, as crianças também vão se sentir mais felizes, por isso vemos que o projeto pode contribuir com a saúde mental das famílias, conta Clévia.

Além  de trazer o sentimento de realização e  mostrar os talentos  que as mães já tinham, mas estavam escondidos, o Mãezona de Talento também pretende capacitar as mães que desejam aprender ou se aperfeiçoar em alguma atividade. Para efetivar essas capacitações, a equipe está em  busca de parceiros para oficinas de capacitação.