Secretaria de Justiça e Direitos Humanos garante emissão de RGs para comunidades
Sejudh facilita o acesso à carteira de identidade para comunidades distantes do centro das cidades, desta vez, a ação contemplou localidades de Itaituba
Sejudh assegura emissão da RG para moradores de comunidades, em Itaituba, no sudoeste estadualAté o próximo dia 12 de maio, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realiza ação de emissão de documentos para moradores das comunidades de Moraes de Almeida, Jardim do Ouro, Creporizinho e Creporizão, em Itaituba, região sudoeste do Pará. A iniciativa tem parceria da Prefeitura de Itaituba e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e contribui para consolidar o direito à cidadania para quem mora longe das sedes das cidades.
Ação da Sejudh seguirá para emissão da RG até o dia 12A ação teve início no último dia 1º e segue até este sábado (6), na Escola Municipal de Ensino Fundamental César Almeida, no distrito de Itaituba, Moraes de Almeida, onde 450 RGs serão emitidos ao todo. A partir de segunda-feira (8), as equipes estarão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim do Ouro, na comunidade de mesmo nome.
Já nos dias 9 e 10 de maio, a ação ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Pereira, na comunidade de Creporizinho. O trabalho finaliza nos dias 11 e 12 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ieda Gomes Barbalho, na comunidade de Creporizão.
Além da emissão da primeira e segunda via de RGs e certidão de nascimento, a população beneficiada também tem acesso a cadastro para benefícios sociais e encaminhamento para serviços ligados à Prefeitura do município.
Em Itaituba, coleta de impressões digitais para a emissão da carteira de identidadeA assistente social da Prefeitura de Itaituba, Ilomar Dias, informou que a população desses distritos é muito carente, por isso, a parceria com a Sejudh foi muito bem-vinda. “Consideramos que a Sejudh teve um papel fundamental com relação à emissão do RG porque de fato há uma demanda por esse serviço aqui nessa região, e, através desse trabalho, estamos conseguindo alcançar muitas famílias e usuários que necessitam tanto da assistência social como de cidadania”, frisou.
A coordenadora de Cidadania da Sejudh, Carol Lobato, também destacou a importância do envolvimento da Secretaria para garantir direitos a uma população que, muitas vezes, está alijada de qualquer processo de cidadania. “O RG é uma documentação básica, sem a qual é impossível acessar inúmeros serviços. Por isso, a Sejudh contribui para levar a cidadania e, assim, ajudar na mudança de vida de muitos paraenses”, pontuou.