Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENÇÃO DOMICILIAR

Sespa inicia I Encontro Regional da Região Rio Capim do Programa 'Melhor em Casa'

A expansão do atendimento em domicílio a pacientes que não podem se deslocar às unidades de saúde é um dos temas debatidos no evento em Paragominas

Por Mozart Lira (SESPA)
04/05/2023 19h03

O I Encontro Regional de Atenção Domiciliar, com o tema “Avanços e Desafios da Atenção Domiciliar na Região de Integração do Rio Capim”, foi aberto nesta quinta-feira (04), no município de Paragominas, sudeste paraense. O objetivo é promover capacitação técnico-científica sobre temas referentes aos avanços e à expansão no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), também conhecido como Programa Melhor em Casa, em que os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, que faz visitas regulares às residências dos pacientes que não conseguem se deslocar até as unidades de saúde para o tratamento.O evento promove capacitação técnico-científica sobre avanços e expansão do Serviço de Atenção Domiciliar

O encontro é promovido pelo 5º Centro Regional de Saúde, pela Coordenação da Saúde do Idoso e Programa Melhor em Casa, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems), a Prefeitura de Paragominas e os serviços de Atenção Domiciliar de São Miguel do Guamá, Aurora do Pará, Paragominas, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio e Ulianópolis, que são municípios da Região de Integração Rio Capim.

Temática - Durante a abertura, o coordenador estadual do Programa Melhor em Casa pela Sespa, Paulo Sérgio Rabelo, destacou os temas debatidos durante os dias de trabalho: a expansão do programa para mais usuários; a importância do apoio das gestões municipais que auxiliam na expansão da ciência e tecnologia, como insumos de saúde especializados que promovem a melhoria clínica e reabilitação de forma mais rápida e eficiente, e o monitoramento e avaliação do trabalho realizado pela Coordenação Estadual do Programa em cada um dos municípios da Região de Integração.

“A proposta é sensibilizar a implantação em outros municípios e, ao mesmo tempo, promover uma troca de experiências entre os profissionais que já atuam no cotidiano do programa, e reconhecer o trabalho das equipes”, disse Paulo Sérgio Rabelo, destacando que o Programa ameniza as demandas hospitalares de média e alta complexidade, objetivando a desospitalização e a alta programada, evitando intercorrências ou agravamento de quadros clínicos por conta do trabalho desenvolvido pelas equipes do “Melhor em Casa”.

Em transmissão pela internet, a coordenadora-geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias, ressaltou a importância do momento, ao esclarecer o papel da reabilitação dentro do Programa, que conta com o apoio das Redes de Apoio à Saúde (RAS) na transição do cuidado do paciente desospitalizado e/ou crônico agudo.

A abertura do encontro nesta quinta-feira contou ainda com a participação do prefeito de Paragominas, João Lucídio Paes; da secretária de Saúde do município, Lomar Garuzzi; da superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Marly Rosa, e a chefe da Divisão Técnica do 5º Centro Regional de Saúde da Sespa, Eliza Vieira. 

No encontro também estão sendo promovidas mesas-redondas, que abordam a importância do Programa na região, os avanços científicos e tecnológicos, o perfil do usuário do “Melhor em Casa” e as particularidades dos pacientes do Programa no Pará.

Além da participação presencial, a programação do encontro é transmitida ao vivo pelo canal do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems) no YouTube, para que seja acompanhada por mais pessoas envolvidas no Programa Melhor em Casa. O conteúdo do primeiro dia do encontro está disponível, na íntegra, para ser revisto pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cMtlYTjEDYw

Serviço: I Encontro Regional de Atenção Domiciliar da Região Rio Capim. Dias 04 e 05 de maio de 2023, no Teatro Reinaldo Castanheira - Rua Marechal Rondon, nº 110, Centro, Paragominas. Evento híbrido – presencial e com transmissão ao vivo pelo YouTube