Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário realiza feira de itens orgânicos e artesanais

Evento contou com a produção da agricultura familiar de municípios como Salinópolis, Maracanã, Ananindeua, Igarapé-Miri, Abaetetuba e  Cametá

Por Camila Botelho (SEDAP)
04/05/2023 14h11

Ação conjunta da Associação dos Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará )realizou uma feira com a comercialização de produtos orgânicos e de produtos de artesanato, nesta quinta-feira (4), no estacionamento da secretaria, na travessa do Chaco, no bairro do Marco, em Belém.

A engenheira agrônoma, Ivanize Carvalho, pontua que a feira é mais um espaço de comercialização dos produtores que tem a sua produção voltada para a agroecologia e produção orgânica.

“Estamos aqui com sete produtores de várias organizações e a importância é realmente dar vazão pra esse produto e também ao mesmo tempo ofertar para os consumidores um produto de boa qualidade e com grande variedade que esses produtores produzem nos seus próprios lotes, com a mão de obra da sua família, uma quantidade de produtos significativos”.

Alcenia de Nazaré, presidente da Assa, comenta que essa feira acontece há mais de 10 anos e conta com oito artesãos. “O objetivo quando nós iniciamos a feira era para apoiar servidores e servidoras, que fazem artesanato através da produção artesanal, a sua segunda fonte de renda. Então, a gente tá com uma boa expectativa no sentido até da divulgação, é um trabalho que nós vamos ter que resgatar aos poucos após uma pandemia e é um evento importante, estamos fazendo junto com a os orgânicos, Então a nossa expectativa é que vai ser de um sucesso”.

O público presente aprovou a iniciativa. Ana Guerreiro acredita que é uma iniciativa muito louvável da secretaria, é oportunizar aos pequenos produtores esse espaço não só de divulgação, mas de comercialização seus produtos. “Isso gera a possibilidade de ampliar negócios, geração de renda e consequentemente, qualidade de vida para eles”.

Foram disponibilizados para vendas mais de 79 produtos orgânicos, dentre eles produções de hortaliças, verduras, ovos, produtos semielaborados como pimenta, cheiro, temperos, mel, beiju, verduras, coco, macaxeira, ovos de galinha caipira.

A produção dos produtos é do Sítio Caamuta, Assentamento Expedito Ribeiro de Santa Bárbara; Comissão de Produtos Orgânicos/MAPA - Comunidade Campo Limpo de Santo Antônio do Tauá; Pará Orgânico - Organização de Controle Social-OCS registrada no MAPA - e de produtores diversos de Salinópolis, Maracanã, Ananindeua, Igarapé-Miri, Abaetetuba e Cametá.