Pará participa, em São Paulo, do maior evento sobre Moodle da América Latina
Evento reuniu educadores, pesquisadores e desenvolvedores do projeto Moodle, sistema de gerenciamento de aprendizagem online de código-aberto
O Governo do Pará, por meio da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), participou entre os dias 26 e 28 de abril do MoodleMoot Brasil-América Latina, a maior conferência acadêmica de educadores, pesquisadores e desenvolvedores do Moodle LMS, o sistema de gerenciamento de aprendizado de código aberto e um dos ambientes virtuais de aprendizagem mais usados no mundo.
O evento foi realizado em São Paulo e é planejado pela organização sem fins lucrativos Moodle Association, que convidou a Escola de Governança para palestrar sobre os trabalhos desenvolvidos no Pará.
“O Ambiente Virtual de Aprendizagem da EGPA está entre as cinco plataformas educacionais governamentais que usam o Moodle no Brasil, ao lado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)”, explica o coordenador de ensino a distância da EGPA, Reinan Abreu. “Fomos convidados ao evento por termos alcançado mais de 40 mil certificações nos últimos anos e contarmos com a plataforma em uma versão atualizada em 4.1, com equipe técnica certificada”
A EGPA levou os temas “Capacitação e desenvolvimento de professores na Escola de Governança Pública do Estado do Pará” e “A experiência do Lab.I-GTEAD/EGPA na gestão educacional: novos desafios educacionais para a eficácia do processo formativo do servidor público do Pará” para mais de 200 profissionais da educação a distância.
“As dimensões do Estado do Pará tornam o Ambiente Virtual de Aprendizagem da EGPA a concretização do projeto de levar capacitação aos servidores públicos nos 144 municípios”, afirma o diretor geral da EGPA, Wilson Ferreira.
Sobre o ensino a distância da EGPA - A gestão e capacitação em educação a distância na Escola de Governança foi estruturada para alcançar a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos e o desenvolvimento permanente do servidor público, além do gerenciamento das ações formativas e a racionalização dos gastos. Todas as ações do departamento são vinculadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Além disso, a Escola de Governança realiza cooperações com outras instituições que possibilitam o intercâmbio de conteúdos para a capacitação dos servidores, como a Rede Colaborativa de Capacitação em Compras Públicas, parceria firmada com o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) no início de 2023 e que promove a modernização e formação contínua nos processos de compras públicas. O curso sobre a Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), ofertado pela EGPA em EaD este ano, já integrou a rede e capacitou mais de 380 servidores públicos.
“Neste curso, além dos servidores paraenses, também qualificamos servidores do Estado da Bahia. O trabalho da formação de servidores por meio do ensino a distância do Pará tem sido reconhecido nacionalmente e recebemos a solicitação das vagas graças à parceria da Rede de Compras”, celebra o diretor geral.