Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Sespa realizará campanha “Maio Amarelo” para conscientizar sobre condutas no trânsito

Programação terá sequência na manhã de sábado (06), no mercado do Ver-o-Peso, quando serão ofertados serviços de saúde para os trabalhadores de transportes

Por Mozart Lira (SESPA)
04/05/2023 12h14

O “Maio Amarelo”, movimento internacional para conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, será aderido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) por meio de diversas ações durante o mês com o objetivo de orientar a população paraense sobre as condutas adequadas para que os números de acidentes não aumentem.

Promovida pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação Estadual de Saúde do Homem (CESH), a campanha inicia nesta sexta-feira (05) com o seminário “Maio Amarelo”, que ocorrerá no auditório da Sespa, em Belém, e contará com a participação de três palestrantes, sendo voltada aos profissionais e acadêmicos da saúde, servidores do setor de transporte e gestores da Região Metropolitana de Belém.

A programação terá sequência na manhã de sábado (06), no mercado do Ver-o-Peso, na capital. Na ocasião serão ofertados serviços de saúde para os trabalhadores de transportes e a todas as pessoas que estiverem transitando pelo lugar. 

Ainda no mês de maio, estão previstas uma webconferência com o médico traumatologista José Guataçara e o médico Helio Franco, que discorrerão sobre o impacto dos acidentes de trânsito na rede de atenção à saúde, bem como debater os dados de mortalidade ocasionados por acidentes de trânsito. Para esse momento serão convocados profissionais dos Centros Regionais de Saúde da Sespa e dos municípios de abrangência. 

Também ao longo do mês, durante as ações do programa TerPaz aos finais de semana, os técnicos da CESH irão ministrar palestras educativas sobre segurança do trânsito.

“Vale ressaltar que a responsabilidade sobre o tema não é somente dos condutores de automóveis. Motociclistas, ciclistas e até pedestres precisam estar atentos a diversas normas e formas de prevenção de acidentes”, informa o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim. 

Nas redes sociais da Sespa, a campanha em maio estará ainda em forma de cartões virtuais, os chamados “cards”, com dicas e dados para alcançar sobretudo público jovem. 

A cor amarela foi escolhida por representar o alerta nos semáforos, levando ao objetivo do evento, que é chamar a atenção de toda a sociedade para o trânsito seguro. Assim, busca-se atingir a meta de reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito. Já a escolha do mês de maio deu-se em referência ao fato da Organização das Nações Unidas (ONU) ter decretado, em maio de 2011, a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. 

Dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde indicam que no Pará ocorreram, só no ano passado, 13.068 internações por acidentes de transportes. Destes, 9.840 foram homens. Em relação às faixas etárias mais expostas a acidentes, 3.284 pessoas continham entre 20 e 29 anos; 2.885 entre 30 e 39 anos e 2.164 entre 40 e 49 anos. 

Nos dois primeiros meses deste ano, os dados indicam que a tendência permanece: já foram 2.044 internações no Pará por acidentes de transporte, sendo 1.506 de homens e 538 mulheres – a maioria compreendendo entre 20 e 29 anos de idade. 

Em função dos dados, o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho, destaca a importância da campanha. “Precisamos sempre conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e de dirigir com responsabilidade para que possamos evitar gastos com internações que poderiam ser prevenidas com mudanças de comportamento. São condutas fundamentais para um trânsito mais seguro", considera.