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'FAÇA VOCÊ MESMO'

Fundação Cultural do Pará e Sectet implantam Projeto Amazon Maker

A iniciativa, que será realizada nos espaços da FCP, oferece acesso ao conhecimento tecnológico para preparação ao mercado de trabalho

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
03/05/2023 19h10

Um novo projeto com a proposta do “Faça você mesmo”, no qual a pessoa pode construir, consertar e recriar objetos, foi implantado na manhã desta quarta-feira (03). Trata-se do Amazon Maker, desenvolvido a partir da necessidade de adaptação do mercado de trabalho aos novos meios tecnológicos, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural do Pará (FCP) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).


A abertura oficial do projeto e dos novos laboratórios ocorreu nesta quarta-feira, na Casa das Artes, em um dos cinco laboratórios da FCP. Os cursos oferecidos pelo Amazon Maker são de Programação e Robótica, Modelagem e Impressão 3D. As aulas serão ministradas uma vez por semana, nos espaços da Fundação: Centur, Casa das Artes, Casa da Linguagem e Curro Velho.

“Trata-se de uma inovação que estamos implementando junto com a Sectet. Estamos trazendo aulas de informática, programação, modelagem, como a parte também de impressão três D e robótica para aqueles que precisam estar adaptados às novas necessidades do mercado de trabalho. A gente traz a tecnologia de forma teórica e prática. As aulas serão ministradas nas Casas da Fundação, de forma gratuita.”, informou o presidente da FCP, Thiago Miranda, durante a entrega dos novos laboratórios.

Organização - A iniciativa visa preparar os alunos para o novo mercado de trabalho, capacitando-os para programação, pensamento computacional, robótica, inteligência artificial, modelagem e impressão 3D. O conhecimento de informática é um requisito essencial no currículo, por isso o curso de informática educativa oferece ao participante toda a informática básica, desde conceitos do sistema operacional até o uso prático e técnico de aplicativos de textos e planilhas, trazendo opções importantes que facilitam a vida e a organização do trabalho.

Para a enfermeira Ana Paula Borges, uma das primeiras alunas do projeto, a capacitação proporciona novas habilidades à vida pessoal e profissional. “Estou tentando me reinserir de uma forma diferente no mercado de trabalho. A gente sabe que esse conhecimento de robótica, informática e esses aplicativos da internet eles são utilizáveis pra diversas profissões, inclusive para a área da saúde. É uma oportunidade que eu encontrei de tá conhecendo, estudando um pouco mais, pra ver como que eu posso utilizar isso pra minha profissão. Considero importante o Estado promover esse tipo de curso”, disse Ana Paula.Conhecimento sobre Robótica integra a formação da Cultura Maker

"Mão na massa" - A Cultura Maker tem a premissa de que todos podem fabricar, construir, consertar e recriar objetos com as próprias mãos. É a lógica de “colocar a mão na massa”, buscando soluções simples para problemas complexos. Dessa forma, o ensino Maker contribui para um melhor desempenho e participação dos estudantes em atividades escolares, contribuindo também para o aumento da capacidade socioemocional. Nos laboratórios de inovação e tecnologia há uma variedade de materiais e equipamentos que viabilizam a concretização desse conceito.

“O intuito da Sectet com a Fundação é levar para o maior número de pessoas possíveis o conhecimento da tecnologia. Hoje, a gente tem uma necessidade muito grande de trazer a tecnologia pra todos os públicos, que até então estava muito limitada a algum público muito específico. Assim, esse curso vai proporcionar o contato com a tecnologia para pessoas que ainda não têm um curso ou acesso e esse contato, e vai permitir que essa pessoa utilize a tecnologia na sua vida profissional e pessoal”, destacou a representante da Sectet no evento, Betânia Gomes.

Habilidades - O estímulo à criatividade e ao raciocínio no trabalho em conjunto é um dos principais benefícios da Cultura Maker, já que o curso de programação e robótica vai muito além da programação de robôs. É, principalmente, um processo de aprendizagem. O objetivo é incentivar pessoas a pensarem de forma criativa, eficiente, lúdica e prática, a fim de resolver os problemas gerados pelo cotidiano com ênfase no mundo do trabalho.Profissionais na Casa da Linguagem, um dos espaços do projeto

Já o módulo de Modelagem e Impressão 3D tem visa à qualificação profissional do estudante para o desenvolvimento da modelagem e a impressão de objetos em 3D. Na formação, o aluno será capaz de executar todo o processo, desde a modelagem até a impressão da peça. Programas como Tinkercad e Ultimaker Cura serão usados durante a formação.

Podem se inscrever adultos e adolescentes a partir de 14 anos. Cada espaço da Fundação tem seu próprio formulário de inscrição. Os interessados poderão escolher onde cursar, mas precisam ficar atentos para se inscreverem no lugar correto. Mais informações no site www.fcp.pa.gov.br