Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros atua de modo diversificado em virtude de situações com pessoas, animais e bens

Corporação é preparada para atividades de busca, salvamentos e socorros públicos, e, ainda, realiza vistorias técnicas, de defesa civil e de formação

Por Giovanna Abreu (SECOM)
03/05/2023 13h11

Os serviços de salvamento, atendimento pré-hospitalar, vistorias técnicas e perícias, atividades de defesa civil e formação, além do combate a incêndio, estão entre as principais atuações do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), que celebra, nesta quinta-feira (4), o Dia Internacional do Bombeiro.

Considerado como um dos carros-chefes do CBMPA, de acordo com o perito de incêndio, major Israel Souza, o salvamento integra as ocorrências de atendimento emergencial da corporação. “Vidas, por frações de segundos, podem ser perdidas, então os bombeiros são preparados para atuar da forma mais exitosa possível com um rigoroso treinamento ao entrar na corporação e aperfeiçoamento continuado. Os salvamentos podem ser desde a praia nos serviços de guarda-vidas, atividades de mergulho e também na via terrestre, em caso de acidentes entre veículos, por exemplo. Por conta das águas turvas, o treinamento de mergulho no Pará é diferenciado”, explica. 

O maior número de ocorrências no Corpo de Bombeiros do Pará se refere ao atendimento pré-hospitalar. Ao serem acionados, os militares especializados avançam com a unidade de resgate e garantem os primeiros socorros para a vítima, transportando o indivíduo para a Unidade de Saúde mais próxima para que o médico dê andamento ao tratamento necessário. 

Entre os serviços preventivos, as vistorias técnicas realizadas pelos militares se referem aos estabelecimentos comerciais que recebem a população e precisam preventivamente garantir a segurança dos seus frequentadores.

“O nosso serviço técnico cobra para que o estabelecimento apresente um projeto de engenharia de segurança contra incêndio e emergência do local. Se o projeto for aprovado pelos militares especialistas, seguimos para a etapa da vistoria técnica, verificando se os requisitos apresentados no projeto estão em conformidade no local, seja sobre extintores, placas de sinalização, rotas de abandono desobstruídas, rede de hidrante operante funcionando. Em caso de incêndios, realizamos também a perícia para esclarecer as causas”, conta o major.   

DEFESA CIVIL – As atividades de resposta por meio do atendimento da população, após um desastre, para que não fique desalojada ou desabrigada, são as mais noticiadas na mídia, de acordo com o perito, entretanto, o major ressalta que o trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil do Estado é também fundamental para a segurança da população e merece destaque. 

“A Defesa Civil trabalha com planejamento, com a parte preventiva. Os técnicos mapeiam o Estado como um todo para identificar os pontos de vulnerabilidade e assim otimizar as situações de resposta. O Estado fortalece a política de ajuda humanitária para socorrer vítimas de desastres e também garante suporte financeiro para atender essas famílias, por meio do projeto Recomeçar”, ressalta o major Israel Souza.

SERVIÇO - Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará fica na avenida Pedro Álvares Cabral, S/N. Os serviços podem ser acionados pelo número 193.