Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO

Ações de segurança são intensificadas na RMB no feriado prologando

Por Roberta Meireles (SEGUP)
01/05/2023 22h15

Para garantir a segurança de quem escolheu permanecer na Região Metropolitana de Belém (RMB) durante o feriado prologando, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou ações ostensivas na Capital e ilhas mais próximas. O objetivo foi inibir e coibir a criminalidade e reforçar a fiscalização no entorno dos balneários e estabelecimentos que recebem grande movimentação nesses períodos, como a Ilha do Combu e Distrito de Mosqueiro. A Operação Dia do trabalhador teve início na última sexta-feira (28) e segue até esta terça-feira (02), com a fiscalização nas estradas.

Dentro do planejamento da “Operação Dia do Trabalhador”, foram estabelecidas ações específicas também para reforçar a prevenção e coibir os crimes na Região Metropolitana de Belém, nos rios e ilhas próximas, que tem um fluxo maior de pessoas em feriados, e também nas estradas que são o principal acesso de quem se desloca ao interior do estado, destacou o Secretário adjunto operacional da Segup, Luciano de Oliveira. 

“Nós pensamos nas ações a serem desenvolvidas em mais de 30 localidades no interior do estado, porém não deixamos de reforçar as ações na RMB para que todos aqueles que permanecem por aqui possam ter segurança e paz social, e ainda, os que escolhem as ilhas mais próximas da Capital também tenham a segurança mantida e a presença dos órgãos de segurança por perto aptos a dar todo o suporte necessário, seja nas vias da Capital, nos rios ou estradas, para que todos tenham um lazer e feriado sem intercorrências”, afirmou Luciano.

Reforçando a segurança nos rios, uma equipe integrada pelo Grupamento Fluvial de Seguranca Pública (GFLU), Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU) e Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu) iniciaram o patrulhamento desde o último sábado (29) nos rios que fazem parte da Região Metropolitana de Belém, principalmente, no entorno das ilhas que ficam próximo a Capital, reforçando o policiamento fluvial e ostensivo e mantendo a Delegacia Itinerante em ação, para atender com celeridade qualquer demanda. 

Ao todo, três embarcações integram as ações de patrulhamento nos rios, dentre elas estão: “Estrela do Norte” do GFLU, a lancha de 150 HP LV13 que atua como Delegacia Fluvial da Polícia Civil e uma lancha EAT do CIPFLU da Polícia Militar. 

Mais de 20 embarcações foram abordadas e inspecionadas no fluxo dos rios e na região das ilhas em frente a Belém, onde ocorre a travessia para muitos restaurantes localizados nas Ilhas, como a do Combu. 

Distrito de Mosqueiro 

A Ilha de Mosqueiro, que recebe muitas famílias nos fins de semana e feriados prolongados, registrou uma movimentação mais intensa, mas teve a tranquilidade e segurança mantida pelas forças de segurança que reforçaram as ações nas principais praias e vias do distrito. A Seccional Urbana de Policia Civil de Mosqueiro recebeu reforço no efetivo para garantir celeridade e o melhor atendimento para a população que precisasse registrar uma ocorrência ou qualquer orientação. 

Fiscalizações  - Equipes das Polícias Civil e Militar realizaram ações conjuntas pela orla de Mosqueiro e nos estabelecimentos comerciais, coibindo os crimes de poluição sonora e perturbação de sossego alheio, além da verificação de documentações como alvará de funcionamento. Ao todo, foram fiscalizados 14 locais para a verificação dos aparelhos sonoras. Outros 30 estabelecimentos comerciais também foram fiscalizados no âmbito da Polícia administrativa, dos quais 15 foram intimados para regularização de documentação e licença. 

“Lei Seca" - De forma integrada, as Polícias Civil, Militar e Departamento de Trânsito do Estado, estão atuando nas vias de acesso aos municípios, inclusive na entrada e saída da Capital, garantindo um retorno seguro aos que deslocaram aos municípios e balneários no interior como Mosqueiro. As ações visam reforçar a fiscalização viária e autuar condutores que são flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.

A Operação “Dia do Trabalhador” reúne agentes do Departamento de Trânsito (Detran), polícias Militar e Civil, Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações (Ciop), Polícia Científica do Pará (PCE), Guarda Municipal de Belém e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).