Cooperativa de custodiadas da Seap celebra parcerias em Feira de Negócios
A Coostafe também foi convidada para levar o desfile ao evento “Viva o Brasil Premium: Enfrentamento à Violência Doméstica”
A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade e coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), encerrou na sexta-feira (28) sua participação na Feira de Negócios do Cooperativismo (Fencoop), na Estação das Docas, em Belém. O evento, realizado durante três dias, possibilitou a prospecção de novos contratos para as cooperadas.
A Coostafe – gerenciada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) – recebeu convites para formalização de parcerias por intermédio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PA), além da produção de itens para o evento do Conselho Regional de Contabilidade e capacitação profissional em cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).As cooperadas e os responsáveis pela Cooperativa comemoram os bons resultados da participação na Fencoop
A Cooperativa também foi convidada para levar o desfile com peças feitas pelas cooperadas ao evento “Viva o Brasil Premium: Enfrentamento à Violência Doméstica”, que reúne pessoas influentes do Estado e permite demonstrar o projeto de reinserção social e a criatividade das internas.
Na avaliação de Gerson Santos, tutor da Coostafe e servidor da Seap, o objetivo principal da participação na Fencoop foi alcançado. “Nós conseguimos conectar a Cooperativa em prol da formalização de negócios, objetivando ampliar cada vez mais o acesso delas ao mercado. Além disso, colocamos a Coostafe em evidência para a sociedade, as outras cooperativas e os visitantes da Feira. O desfile foi um sucesso e fechou o evento com chave de ouro”, afirmou Gerson Santos.
'Sons de Liberdade' - O lançamento da coleção Verão 2023 foi possível a partir das oficinas do Projeto “Sons de Liberdade”, desenvolvido ao longo de 2022. A iniciativa foi uma parceria entre Seap e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que levou cursos de capacitação em diversas áreas, como Visagismo, Cenografia, Produção de Figurinos e Moda para as cooperadas, no Centro de Reeducação Feminino (CRF) e na Central de Triagem Metropolitana II, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).
“Muitas pessoas vieram prestigiar o desfile e o estande. Recebemos propostas de negócios e educação. Foi uma experiência produtiva e linda. Agora, é só aguardar pela edição do ano que vem”, disse a custodiada Leilane Sales, presidente da Coostafe.
Além dos novos parceiros e do desfile de moda, o estande para exposição e venda de produtos feitos à mão também obteve êxito, principalmente a comercialização de bolsas. Após os três dias de Feira, o faturamento foi de aproximadamente R$ 2.500,00.
Serviço: Quem desejar adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo número (91) 9855-90331, ou pelo Instagram @coostafe.pa
Texto: Yasmin Cavalcante - NCS/Seap