Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Com jogos e dinâmicas, Regional de Santarém promove ações do 'Abril Verde' e 'Laranja'

Colaboradores participam de atividades educativas e precisam responder perguntas sobre a segurança do paciente e a saúde do trabalhador

Por Ascom (Ascom)
28/04/2023 15h31

O hall principal do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, ganhou novas cores nesta sexta-feira (28). O espaço foi todo ornamentado para a realização de atividades alusivas a duas campanhas: Abril Verde e Abril Laranja.

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da unidade montou um verdadeiro parque de jogos e dinâmicas, como jogo de tabuleiro, roleta, “Certo e Errado” perguntas e respostas, entre outros. Ao todo, sete atividades foram propostas aos colaboradores, cada uma representando as Sete Metas Internacionais de Segurança do Paciente: Identificação correta do paciente; Comunicação efetiva entre profissionais de saúde; Segurança na prescrição, uso e administração da medicação; Procedimentos cirúrgicos seguros; Higienização das mãos para evitar infecções; e Redução do risco de quedas e lesões por pressão.

“Em 2023 o “Abril pela Segurança do Paciente” é muito especial, já que se comemora 10 anos da implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, que tem por objetivo principal contribuir para a qualificação e melhoria do cuidado prestado aos pacientes em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil. O HRBA tem a prática de fortalecer a Cultura de Segurança em suas dependências, apoiando o Plano de Ação Global para Segurança do Paciente 2021-2030: rumo à eliminação dos danos evitáveis, por isso desenvolvemos ações voltadas aos objetivos estratégicos deste plano. Escolhemos várias maneiras lúdicas para disseminar cada vez mais a importância do cumprimento das diretrizes das metas de segurança”, explicou a gerente do NQSP do hospital, Deusilene Pontes.

Quem participou, aprovou a iniciativa e ainda levou brindes para casa. “As metas são rotina em nosso dia a dia, mas é sempre importante relembrar. O hospital realiza essa campanha todos os anos e é muito importante para que a gente possa prestar uma assistência cada vez melhor aos usuários. Eu participei de três dinâmicas e é uma forma divertida e fácil de fixar a informação”, contou o terapeuta ocupacional residente, João Edivaldo Lobato.

A auxiliar administrativo Silvia Cardoso também se divertiu bastante no jogo de tabuleiro. E aprendeu muito sobre as metas de segurança do paciente. “Aprendi sobre a higienização das mãos e sobre outros cuidados no contato com pacientes e equipamentos. Eram coisas que eu não sabia e achei muito interessante, além de ser divertido e ainda ganhar brinde. Eu não imaginava que ia ter esse jogo maravilhoso, mas adorei”, disse.

Abril Verde – Já o setor dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) promoveu a campanha Abril Verde, também com um jogo de perguntas e respostas voltadas à utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados para cada atividade.

O dia 28 de abril marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e a campanha tem o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância da saúde e da segurança no trabalho.

“Perguntamos sobre os equipamentos, para que eles são utilizados, qual a durabilidade e função? Porque a gente precisa disponibilizar o EPI correto de acordo com a patologia do paciente que será atendido. Além de alertar para o uso correto de materiais perfurocortantes, o descarte correto, entre outras ações muito importantes para a segurança do nosso colaborador”, destacou a engenheira de segurança do trabalho, Caroline Lorenzon.

Além das dinâmicas, que foram realizadas durante todo o dia, pela manhã o diretor-geral da unidade, Éder Lúcio de Souza, participou de um bate-papo na Rádio HRBA, no setor de comunicação do hospital. Ele falou aos colaboradores e pacientes sobre a importância das duas campanhas.

“As metas internacionais de segurança do paciente são fundamentais na prática do nosso trabalho aqui no HRBA e os nossos colaboradores as utilizam todos os dias. Uma ação como essa só vem a somar para que eles possam relembrar de alguns conceitos, brincando, se divertindo e correndo o risco de ganharem brindes e prêmios. A saúde e a segurança do nosso trabalhador também são questões importantíssimas para todos nós e a ação do Sesmt reforça o nosso compromisso em proteger o nosso colaborador, ao mesmo tempo que ofertamos uma assistência de excelência aos nossos usuários”, comentou.

Serviço

O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém, município que fica cerca de 700 km de distância de Belém, capital do Pará.

Texto da Ascom / Hospital Regional do Baixo Amazonas