Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Seaster promove palestra sobre emissão de nota fiscal avulsa e precificação para vendas

Evento da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) reuniu artesãos e empreendedores da Grande Belém

Por Camila Santos (SEASTER)
28/04/2023 12h14

Técnico da Secretaria da Fazenda, Rivail Araújo, fala sobre a emissão de notas fiscais para legalidade das transações comerciaisCom o intuito de sanar algumas dúvidas e prestar esclarecimentos a respeito de gerenciamento e venda de produtos, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoveu uma manhã de palestras para artesãos e empreendedores que atuam na região metropolitana de Belém e municípios adjacentes. Entre os assuntos abordados  estavam a emissão de nota fiscal e a precificaçao para vendas. 

Rivail Araújo, técnico da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), foi um dos palestrantes e trouxe informações a respeito da importância da emissão de notas fiscais para garantir legalidade nas transações. “Trouxemos  informações sobre a emissão da nota fiscal avulsa, é através dela que microempreendedor consegue legalizar a venda dos seus produtos. É este o documento que garante a transparência para as transações. Agradeço a participação e reforço a importância de estarmos integrado enquanto órgãos no repasse de informações”, pontuou.

A Seaster realiza continuamente assessoramento voltado à micro empreendedores e produtores manuais. Além da capacitação, a secretaria também realiza o cadastro de artesãos. 

“O nosso evento foi pensando a partir das demandas que os artesãos nos trouxeram, a partir do atendimento que fazemos nos municípios. Através dessa capacitação nós conseguimos esclarecer essas dúvidas e dar retorno à essas demandas. Nós já realizamos elas nos municípios junto aos empreendedores que estão iniciando o seu negócio e hoje atendemos o público da região metropolitana”, destaca a gerente da Seaster, Vitória Barros. 

Socorro Abreu é artesã e ceramista. Ela que participou atentamente da oficina, conta que o momento foi de grande valia e aprendizado para a organização das vendas futuras. 

“Esse evento é de suma importância porque cada vez mais nós estamos buscando nos qualificar e esse tipo de encontro nos ajuda a tirar dúvidas em relação aos preços, aos cálculos, ao nosso negócio, enfim foi uma manhã de grande aprendizado”.

O governo do Pará, através da Seaster, apoia e promove eventos de qualificação voltados para o empreendedorismo como forma de criar novas oportunidades de emprego e para melhorar a renda das famílias em todo o Estado.