HRPC realiza ação para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Hipertensão é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Unidade atende no sistema porta aberta pacientes hipertensos.
O Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, realizou na última quarta-feira (26) uma ação externa, em frente à unidade, para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em uma tenda montada foram oferecidos serviços gratuitos para a população, que contou com aferição de pressão arterial, orientação e demonstração de alimentos ricos em sódio e açúcar, orientações sobre avaliação periódica da pressão arterial e orientações sobre cuidados com os rins.
A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140x90 mmHg (milímetro mercúrio), popularmente conhecida como 14/9. Entre seus principais sintomas estão a tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante verificar regularmente a pressão arterial.
De acordo com o médico e coordenador da Clínica Médica, Elcir Dias, a hipertensão arterial é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, estando entre as principais causas do acidente vascular cerebral, também conhecido como AVC ou “derrame”, além do infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.
“Hoje, o Hospital Regional dos Caetés atua como referência no diagnóstico, tratamento e cuidados aos pacientes vítimas de AVC, sendo porta aberta em sua Urgência e Emergência médica para este tipo de patologia, estando a hipertensão arterial vinculada à principal causa de AVC evidenciada em seus atendimentos. A prevenção e o tratamento da hipertensão, de forma contínua, ampliam a qualidade e a expectativa de vida”, concluiu.
O HRPC oferece várias especialidades, entre elas, a cardiologia, com equipe multidisciplinar e suporte de áreas essenciais para o tratamento de cardiopatias.
Atendimentos - Em 2022, a unidade hospitalar realizou uma média de 162 atendimentos por mês. Neste ano de 2023, a meta é atingir um atendimento mensal de 276 pacientes. Dentre os serviços oferecidos, o HRPC oferece consulta de cardiologia geral, pré-operatório e pediátrico, exame de mapa, holter, ecocardiograma e teste ergométrico.
Nos últimos meses foram feitos investimentos em aquisição de equipamentos para suporte da assistência aos usuários, entre eles esteira ergométrica, aparelho de ultrassom, gravadores de holter e monitores de pressão.
A dona de casa Lene Meireles, de Capanema, estava passando pelo local e aprovou a iniciativa. “Eu achei a ação muito boa, pois consegui medir minha pressão, me pesei e passei com a nutricionista. Estávamos precisando de uma ação dessa aqui”, comentou.
Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.
Texto: Marcelo Zeno/Ascom HRPC