Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Ações do Projeto 'Entre Elas' promovem a inclusão de mulheres e seus dependentes

Palestras e dinâmicas mostram às mulheres seus espaços na sociedade e que seus direitos não podem ser violados

Por Carol Menezes (SECOM)
27/04/2023 18h07

O Projeto Entre Elas, realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz, vem promovendo em diversos municípios a Caravana "Inclusão para elas", por conta do Dia de Luta pela Educação Inclusiva - 14 de Abril. O objetivo é a mobilização em favor da inclusão de mulheres e seus dependentes, que foram excluídos do convívio social. A iniciativa oferece palestras e dinâmicas voltadas ao esclarecimento de que todas as mulheres têm espaço na sociedade, e que seus direitos não podem ser violados.

Entre 03 e 17 de abril foram realizadas rodas de conversa e cursos de capacitação em Murinin, distrito de Benevides; Santa Bárbara do Pará; Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém); São Caetano de Odivelas; Vigia de Nazaré; Colares; Santo Antônio do Tauá; Marapanim, Maracanã, Igarapé-Açu e Curuçá. Na segunda etapa, iniciada no dia 23, o "Entre Elas" passa por São João da Ponta, Terra Alta, Primavera, Salinópolis, Santarém Novo e São João de Pirabas. A programação termina no dia 03 de maio.

"Além de possibilitar que mulheres e seus dependentes com deficiência desenvolvam uma vida plena, levando em consideração os seus interesses e objetivos, a educação inclusiva cria uma mudança positiva em padrões e comportamentos, fomentando relacionamentos cada vez mais saudáveis e construtivos. Nesse segundo momento, estamos possibilitando ações do Projeto 'Entre Elas' junto com ações do Projeto 'Espaços Abertos', para agregar atividades socioeducativas, recreativas e de lazer para crianças, jovens e adultos", explica Claudilene Maia, coordenadora do "Entre Elas".

Ela acrescenta que "o 'Entre Elas' é um projeto de acolhimento intersetorial que começa no ParáPaz, por meio de uma roda reflexiva, em que conhecemos a realidade da mulher e intermediamos, em favor dela, a assistência psicossocial, mas também a segurança pública, saúde, habitação e empreendedorismo. O objetivo é romper ciclos de violência das que são vítimas de violência, e também atender mulheres vulneráveis, satisfazendo suas necessidades”.
 
Conscientização - Criada em 2020, a iniciativa avança para outra etapa na defesa dos direitos das mulheres, como a conscientização sobre a importância da denúncia e identificação dos tipos de violência doméstica e familiar, que incluem agressão física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, conforme prevê a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). O projeto incentiva a profissionalização e o empreendedorismo, para criar oportunidades de geração de emprego e renda.

“Agora, o foco é o empreendedorismo, que é a grande dificuldade; é fazer com que essa mulher rompa o ciclo de violência. Chegar até a segurança pública, requerer uma medida protetiva, nós conseguimos fazer. Mas tirá-la da dependência econômica é o grande gargalo. É por meio disso que essas rodas de empreendedorismo estão sendo assentadas nessas redes do 'Entre Elas' pelos municípios e bairros da Região Metropolitana”, ressalta Claudilene Maia.

Cronograma

• 28/04 - Salinópolis – 09 as 12 h

• 29/04 - Primavera – 09 as 12 h

• 02/05 – São João de Pirabas - 14 as 16 h

• 03/05 - Santarém Novo – 09 as 12 h