Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FAPESPA

Evento em Belém debate a internacionalização da ciência amazônica

A apresentação nos estandes e o ciclo de palestras foram realizados na Universidade Federal do Pará (UFPA) e contaram com o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa)

Por Gustavo Pêna (SEOP)
27/04/2023 17h48

Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores participaram, nesta quinta-feira (27), da etapa de Belém do Study in Europe Road Show, evento que tem como objetivo informar sobre as oportunidades acadêmicas existentes na Europa. A apresentação nos estandes e o ciclo de palestras foram realizados na Universidade Federal do Pará (UFPA) e contaram com o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

O encontro é organizado pelas agências de promoção dos estudos na França, Alemanha e Suíça, com participação institucional no Brasil do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Países como Bélgica, Espanha e Irlanda e representantes de universidades europeias também estiveram presentes.

Um dos palestrantes do Study in Europe Road Show, o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho, destacou as oportunidades nas quais a Fundação participa por meio de chamadas públicas internacionais. “É sempre importante divulgar todas as parcerias que a Fapespa tem com a União Europeia ou alguns países especificamente. Temos contatos com o Reino Unido, Bélgica, Espanha... Isso acelera a curva de aprendizado, o surgimento de novas tecnologias que são essenciais para a bioeconomia, a nossa procura pelo desenvolvimento sustentável”.

Marcel também enfatizou a importância da adesão de estudantes e pesquisadores para que as políticas públicas que incentivam a internacionalização do estudo científico amazônico possam se manter e serem ampliadas.

“Apesar do esforço feito pela Fundação, nós ainda temos dificuldade do conhecimento por parte da população acadêmica de que essas oportunidades existem. Destaco o volume de recursos que nos propusemos a aportar e, infelizmente, o baixo número de submissão. Isso não se dá pela falta de qualidade ou interesse, é uma questão de comunicação. A Fapespa se faz presente nesse evento para que a comunidade saiba dessas possibilidades e, com isso, seja possível aumentar o conhecimento e a busca pelas soluções que a Amazônia precisa”.

A programação do Study in Europe Road Show em Belém contou com atendimentos nos estandes, paralelamente às apresentações sobre estudos nos países europeus. Os representantes mostraram o sistema de ensino, formas de candidatura, bolsas de estudos e outras oportunidades disponíveis para os brasileiros interessados em cursar graduação, mestrado ou doutorado no exterior.