Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Capacitação sobre vacinação reúne profissionais de saúde do Marajó na ETSUS

Iniciativa atualiza conhecimentos técnicos com foco nas boas práticas de vacinação, além de ajudar na organização do processo de trabalho

Por Mozart Lira (SESPA)
27/04/2023 17h01

Profissionais de saúde de nove municípios abrangidos pelo 7º Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estão participando do curso de atualização de sala de vacina de rede de frios - uma estrutura física e técnico-administrativa. O evento acontece na Escola de Técnica do SUS, em Belém. 

O objetivo é desenvolver a aptidão dos profissionais de enfermagem e registradores das coordenações municipais de imunização com foco nas boas práticas de vacinação, além de ajudar na organização do processo de trabalho dos vacinadores que atuam em campanhas de imunização. 

O curso segue até sexta-feira, 28, com a participação de 41 profissionais de saúde oriundos de Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra e São Sebastião da Boa Vista.

Segundo Yuri Silva, referência técnica da Vigilância em Saúde e coordenador do Cievs Regional Marajó, a iniciativa do curso surgiu a partir da necessidade de atualização dos profissionais em função da realização frequente de supervisões de campo, que são características das ações de vacinação feitas desses municípios do Marajó. Tivemos, de cada município, de três a quatro profissionais que vieram se atualizar”, afirmou. 

Jucenira Farias, enfermeira facilitadora do curso, explica que a capacitação envolve informações sobre o Plano Nacional de Imunizações (PNI), o gerenciamento de rede de frio e calendário de vacinação, incluindo informações sobre vacinas contra a Covid-19. Ainda no conteúdo programático, há informações sobre características gerais da sala de vacina, bem como estrutura e administração das doses. 

“Esse momento está sendo único, pois os profissionais do Marajó estão recebendo informações sobre vacinas para serem multiplicadas para outros colegas que permaneceram nos municípios. A capacitação também é essencial para modificar os indicadores de cobertura vacinal e combater as notícias falsas sobre vacinas que são disseminadas pela internet com irresponsabilidade”, afirmou Jucenira. 

“Hoje temos mais de 20 vacinas que são ofertadas pelo SUS, em todos os períodos de vida da população, o que traz uma carga de informações, normas e responsabilidades aos profissionais de saúde na Atenção Básica. O curso é essencial para ofertar qualidade e proteção à comunidade”, explica.

Para a enfermeira Roberta Amador, coordenadora de Imunização de Santa Cruz do Arari e plantonista no hospital municipal, o curso está sendo de muita utilidade para atualização dos fluxos de vacinação. “Antes eu atuava na atenção básica em Salvaterra, mas estou tendo noções importantíssimas para aperfeiçoar meus conhecimentos em Santa Cruz do Arari”, explicou.