Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo entrega delegacias especializadas, lancha e coletes balísticos em Abaetetuba

Equipamentos e investimentos do governo estadual reforçam a área da segurança pública na região do Baixo Tocantins

Por Roberta Meireles (SEGUP)
27/04/2023 14h54

Governador e vice-governadora e agentes da Polícia Civil na entrega das delegacias especializadas em AbaetetubaO município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, foi contemplado com investimentos na Segurança Pública, para a prevenção e combate à criminalidade. O governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), entregou, nesta quinta-feira (27), o novo prédio das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) e Atendimento a Criança e ao Adolescente (Deaca), uma lancha 60 HP para a Polícia Civil e 24 coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito. 

O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância das estruturas especializadas para a segurança pública da região, além dos investimentos para os agentes de trânsito e também a segurança fluvial. 

“Abaetetuba tem 72 ilhas que precisam de uma atenção especial, portanto, estamos entregando a terceira lancha para fortalecer as ações estratégicas no policiamento para garantir segurança para nossa população e por isso estamos aqui colaborando para que haja a presença da segurança pública nessas áreas", afirmou o governador, em Abaetetuba, nesta quinta-feira.

O chefe do Executivo estadual acrescentou a entrega feita àss delegacias especializadas no Atendimento à Mulher e a Criança e ao Adolescente. "Esse é um objetivo muito claro do sistema de segurança pública que é garantir com que hajam estruturas especializadas para assistir e proteger esses grupos. E hoje, estamos inaugurando essa estrutura que não é apenas um prédio, mas significa que temos a presença de Delegadas mulheres, com atuação especializada, sendo mulher cuidando de mulher, para que não haja constrangimento na vítima em relatar a ocorrências”, afirmou Hélder Barbalho. 

Em Abaetetuba, os novos prédios das Delegacias Especializadas da Mulher (Deam) e da Criança e Adolescente (Deaca) O prédio das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e Atendimento a Criança e ao Adolescente, com a obra orçada em R$ 420 mil com recursos do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp) vinculado a Segup, foi totalmente reconstruído, ampliado e equipado para dar maior conforto aos servidores e à população atendida no espaço. 

A nova estrutura conta com salas para Delegado, Escrivão, Investigador, assistente social, acolhimento, brinquedoteca, banheiros, copa e carceragem. 

“Esse é um instrumento a mais que a PCPA dispõe para atendimento à população aqui de Abaetetuba, com um ambiente humanizado, climatizado e apto a receber todas as demandas por meio de uma equipe qualificada pra dar esse acolhimento, registrando as ocorrências e tomando todas as medidas legais cabíveis para que agente possa diminuir cada vez mais esse índice de violência contra à mulher, crianças e adolescentes", enfatizou o Delegado-geral Walter Resende. 

Para a titular das Unidades Especializadas entregues, Delegada Daniela Mendes, a nova estrutura é fundamental para o acolhimento do público atendido no local, visto que antes, eram recebidos em um espaço geral. 

“São novas salas, com uma estruturada totalmente adequada, inclusive com brinquedoteca, para acolher as crianças atendidas no espaço, além de salas para atender as mulheres que são vítimas de crimes. E aqui em Abaetetuba, nós temos uma demanda mensal em cerca de uns 60 boletins de ocorrência no mês, por isso a importância das salas individualizadas com espaços mais acolhedores para prestamos esse atendimento com maior excelência para a população”, afirmou a titular das Especializadas Deam e Deaca. 

Reforço na Segurança Fluvial

Para ampliar e fortalecer a segurança em rios e furos da Região de Integração do Tocantins, uma nova embarcação 60 HP, avaliada em R$ 86.829,24 mil também foi entregue. 

A embarcação dispõe de sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutica, equipamentos que vão fortalecer as ações policiais nos rios, e dessa forma contribuir para o combate aos crimes fluviais, garantindo a segurança de todos que trafegam pela região.

“Voltamos a Abaetetuba entregando a terceira embarcação para que as forças de segurança pública possam trabalhar nos rios e ilhas da região prevenindo as ações criminosas. Além disso, entregamos coletes balísticos, que é uma parceria nossa com os órgãos de trânsito e guardas municipais, equipando e protegendo os agentes. E ainda a sede da Deam e Deaca que irá de atender com especialidade e uma atenção específica as mulheres, crianças e adolescente do municípios. São entregas importantes que realmente trazem benefício significou a população”, disse o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social. 

Agentes mostram os novos coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito de Abaetetuba. Apoio aos municípios 

Durante a agenda oficial, também foram entregues  24 coletes balístico para o Departamento Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilitade de Abaetetuba (DMTTM), que estão dentro da iniciativa que integra os eixos da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (PEOSP), publicada no Plano Estadual de Segurança Pública, cujo objetivo é aproximar e estruturar os órgãos municipais de trânsito que atuam de forma integrada no estado.

“O dia a dia de segurança pública realiza ações diárias, então a gente se depara com muitas operações como dores irregulares e nesse caso nós precisamos de mais desses equipamentos de segurança pois assim nós salvamos vidas . Acaba assim amenizando os danos físicos, então a gente agradece grandemente governo do estado por esse equipamento que vem para melhoria do departamento de trânsito”, disse a agente de trânsito Elizandra Rodrigues. 

Os novos equipamentos de segurança devem contemplar ao todo 63 cidades do Pará, onde o trânsito é municipalizado. Abaetetuba é o 21º município a receber o investimento dentro do planejamento que entregará mais de mil equipamentos aos municípios paraenses.