Estado avança com construção do Hospital Regional de Tucuruí
Unidade será referência para a média e alta complexidade na Região do Lago de Tucuruí
No Hospital Regional de Tucuruí, infraestrutura irá garantir mais de 220 leitos operacionais distribuídos entre 180 leitos direcionados para a internação e os demais para internações especializadas, como UTINa Região do Lago de Tucuruí, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), avança com as obras do novo Hospital Regional de Tucuruí (HRT). A unidade hospitalar é construída em uma área de aproximadamente 28 mil metros quadrados.
A construção de um novo equipamento público hospitalar qualificará o atendimento de saúde à Região do Lago de Tucuruí, composta por Tucuruí e os municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Tailândia e Nova Ipixuna.
De acordo com o IBGE, dados atualizados até o ano de 2021, Tucuruí é um município com 2.086 km 2 de área total e população estimada em 116.605 habitantes. A obra do hospital tem, atualmente, cerca de 75 trabalhadores.
As frentes de trabalho estão na fase de fundações e os serviços avançam. O prédio terá 9 pavimentos, distribuídos entre térreo, subsolo e mais sete andares composto por diversos atendimentos especializados, como neurocirurgia, trauma e ortopedia, Unidade de Tratamento Intensivo/Adulto e Neonatal (UTI), ginecologia e obstetrícia, além de serviços complementares para oncologia, nefrologia, ortopedia.
O titular da Sedop, Ruy Cabral, ressalta a necessidade de oferecer à população paraense espaços mais equipados e modernos para a garantia do atendimento.
"O Hospital Regional de Tucuruí é uma obra extremamente importante para os municípios da região do Lago, tendo em vista que vai desafogar os hospitais da região e facilitar a assistência à saúde da população. Por isso, a parceria entre Governo do Estado no desprendimento do recurso, na construção e execução deste projeto juntamente com a prefeitura terá um resultado positivo. Uma unidade que vai ofertar inúmeras especialidades distribuídas em mais de 28 mil metros quadrados. Queremos seguir de forma célere para atender as demandas e garantir a qualidade de saúde da região ”, disse o secretário Ruy Cabral.
A infraestrutura irá contemplar mais de 220 leitos operacionais distribuídos entre os andares, sendo 180 leitos direcionados para a internação e os demais para a Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal convencional e UTI Neonatal convencional e neonatal Canguru.
Além de um equipamento público moderno e equipado, o local também terá facilidade e acessibilidade para o fluxo de pessoas com mais de 140 vagas para o estacionamento. O hospital disponibilizará serviço de apoio diagnóstico e terapêutica, além de atendimento de urgência e emergência, o hospital oferecerá consultas, internações, cirurgias e exames, contribuindo para a redução do deslocamento de pacientes para a capital em busca de atendimento médico.