Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM MÃE DO RIO

Seduc promove formação sobre Esporte Adaptado durante JEPs

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/05/2018 00h00

Com o tema Esporte Adaptado, a Secretaria de Estado de Educação  (Seduc), por meio do Núcleo  de Esporte e Lazer (NEL), levou para o município de Mãe do Rio, no nordeste paraense, nesta quarta-feira (09), a formação para professores e estudantes de Educação Física sobre incentivo à prática esportiva por Pessoas com Deficiências (PCD) e Paralimpíadas Escolares. Atualmente, estão matriculadas na rede pública estadual de ensino quase 11 mil pessoas com deficiência.

A formação, que ocorreu na Escola Municipal Santa Rita, faz parte da programação dos Jogos Estudantis Paraenses  (JEPs),  realizados no município até o próximo domingo (13).

A coordenadora do NEL, Ana Glória Guerreiro, destacou a importância da formação para os profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com PCDs. “A interiorização permite, além de incentivo à prática esportiva, garantir maior qualidade aos treinamentos dos atletas paralímpicos no Pará, que têm grande destaque no cenário nacional. Em 2017, o Pará ficou em 3º lugar no quadro geral de medalhas das Paralimpíadas Escolares”, ressaltou Ana Glória Guerreiro.

Reabilitação - A formação foi ministrada pela técnica Clea Gisane Rodrigues, do NEL, que iniciou fazendo a contextualização histórica dos esportes adaptados, no Brasil e no mundo, e depois abordou a trajetória do esporte adaptado praticado por estudantes nas escolas estaduais, nas modalidades goalball, bocha adaptada, natação, atletismo, futebol de 7, tênis de mesa, judô e voleibol e basquetebol sentados. “O esporte ajuda na prevenção e reabilitação da capacidade física dos estudantes com deficiência visual, física e intelectual, melhorando a funcionalidade do corpo, promovendo a reinserção social. Também ajuda a superar as limitações e melhora a autoestima. Então, nunca olhe para uma pessoa com deficiência como alguém com limitações, mas como potenciais atletas, dispostos a construir uma trajetória de  superação”, frisou Clea Rodrigues.

Uma das participantes da formação, Sílvia Lemos, estudante do 7º semestre de Educação Física, destacou que o aprendizado contribuirá para sua vida profissional e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre voleibol, que também possui a modalidade para PCDs.

Os JEPs são uma realização do Governo do Pará, por meio da Seduc/NEL, com apoio da Prefeitura de Mãe do Rio.