Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Alunos da rede pública estadual fazem passeio ciclístico no Parque do Utinga

A biodiversidade de um pedaço da Amazônia na área urbana de Belém chamou a atenção de estudantes e professores da Escola Estadual Prof. Manoel Leite Carneiro

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
20/04/2023 18h02

Quase 80 alunos da Escola Estadual Prof. Manoel Leite Carneiro, localizada no bairro do Tenoné, em Belém, tiveram uma aula diferenciada nesta quinta-feira (20). Os estudantes puderam conhecer, em um passeio ciclístico, a rica biodiversidade existente na Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.

Para o aluno André Lucas Corpes foi uma experiência inédita. Ele contou que se divertiu bastante e encontrou, durante o passeio, diversas espécies de animais. “Também vimos um pouco da cultura dos povos originários no Memorial Verônica Tembé. Fizemos algumas anotações a pedido dos professores e, claro, muitas fotos em vários pontos desse espaço. Pretendo voltar mais vezes”, disse André Lucas.Dezenas de estudantes aproveitaram a aula de biodiversidade no Parque do Utinga

Quem também aprovou a iniciativa foi a estudante Denise Pereira. Para ela, o passeio serviu para espairecer e sair da rotina. “Desde o final do ano passado nossos professores estavam tentando nos trazer aqui para essa programação e, felizmente, agora deu certo. Pudemos vir conhecer esse lugar, que é muito lindo”, afirmou.

Ideia - A sugestão de trazer os alunos para um passeio ciclístico foi do filho da professora de Língua Estrangeira (Espanhol), Uemercina Rocha. A proposta foi levada a um grupo de professores, e todos concordaram. O projeto foi submetido à direção da escola, que aprovou a iniciativa.

Aluna Denise Pereira: passeio mudou a rotinaUemercina Rocha disse que sua proximidade com a natureza é antiga. “Meu pai era taxidermista do Museu Emílio Goeldi. O amor pela natureza, fauna e flora, fazia parte da nossa rotina. Por isso, sinto a obrigação de incentivar meus alunos a terem esse olhar mais cuidadoso para o meio ambiente”, ressaltou a educadora.

Segundo a professora de Física Adriana Meireles, a visita reforçou que o ensino e a aprendizagem não estão limitados à sala de aula. “O que fizemos hoje se caracteriza uma aula-passeio. A questão ambiental é extremamente importante, assim como a aquisição de conhecimento pelos alunos. Faz parte da educação para o dia a dia”, ressaltou.

Oportunizar aos estudantes conhecimento para além da sala de aula é fundamental, reiterou a professora de Língua Estrangeira (Inglês), Claucilene Rufino. “A maioria não conhecia o espaço. Nós tivemos a iniciativa de pedir aos pais a permissão para trazê-los aqui. Eu, enquanto professora, aproveitei vários momentos para reiterar o que é lecionado em sala de aula”, frisou.

Procura - O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” é uma das 27 UCs gerenciadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Perto de completar 30 anos de criação, o Parque abriga uma grande quantidade de animais, como aves, peixes, insetos e répteis, além de espécies da flora amazônica. Algumas são encontradas apenas no local.

De acordo com o titular da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), Ellivelton Carvalho, tem sido cada vez mais frequente a visita de alunos de escolas públicas e universidades ao Parque. Ele reforçou o convite para que outros espaços de aprendizagem possam trazer seus alunos para conhecer melhor esse pedaço importante da floresta amazônica dentro da capital paraense.

Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h. Nas terças-feiras, o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail: grb.dgmuc@gmail.com.