Alunos da rede pública estadual fazem passeio ciclístico no Parque do Utinga
A biodiversidade de um pedaço da Amazônia na área urbana de Belém chamou a atenção de estudantes e professores da Escola Estadual Prof. Manoel Leite Carneiro
Quase 80 alunos da Escola Estadual Prof. Manoel Leite Carneiro, localizada no bairro do Tenoné, em Belém, tiveram uma aula diferenciada nesta quinta-feira (20). Os estudantes puderam conhecer, em um passeio ciclístico, a rica biodiversidade existente na Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.
Para o aluno André Lucas Corpes foi uma experiência inédita. Ele contou que se divertiu bastante e encontrou, durante o passeio, diversas espécies de animais. “Também vimos um pouco da cultura dos povos originários no Memorial Verônica Tembé. Fizemos algumas anotações a pedido dos professores e, claro, muitas fotos em vários pontos desse espaço. Pretendo voltar mais vezes”, disse André Lucas.Dezenas de estudantes aproveitaram a aula de biodiversidade no Parque do Utinga
Quem também aprovou a iniciativa foi a estudante Denise Pereira. Para ela, o passeio serviu para espairecer e sair da rotina. “Desde o final do ano passado nossos professores estavam tentando nos trazer aqui para essa programação e, felizmente, agora deu certo. Pudemos vir conhecer esse lugar, que é muito lindo”, afirmou.
Ideia - A sugestão de trazer os alunos para um passeio ciclístico foi do filho da professora de Língua Estrangeira (Espanhol), Uemercina Rocha. A proposta foi levada a um grupo de professores, e todos concordaram. O projeto foi submetido à direção da escola, que aprovou a iniciativa.
Aluna Denise Pereira: passeio mudou a rotinaUemercina Rocha disse que sua proximidade com a natureza é antiga. “Meu pai era taxidermista do Museu Emílio Goeldi. O amor pela natureza, fauna e flora, fazia parte da nossa rotina. Por isso, sinto a obrigação de incentivar meus alunos a terem esse olhar mais cuidadoso para o meio ambiente”, ressaltou a educadora.
Segundo a professora de Física Adriana Meireles, a visita reforçou que o ensino e a aprendizagem não estão limitados à sala de aula. “O que fizemos hoje se caracteriza uma aula-passeio. A questão ambiental é extremamente importante, assim como a aquisição de conhecimento pelos alunos. Faz parte da educação para o dia a dia”, ressaltou.
Oportunizar aos estudantes conhecimento para além da sala de aula é fundamental, reiterou a professora de Língua Estrangeira (Inglês), Claucilene Rufino. “A maioria não conhecia o espaço. Nós tivemos a iniciativa de pedir aos pais a permissão para trazê-los aqui. Eu, enquanto professora, aproveitei vários momentos para reiterar o que é lecionado em sala de aula”, frisou.
Procura - O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” é uma das 27 UCs gerenciadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Perto de completar 30 anos de criação, o Parque abriga uma grande quantidade de animais, como aves, peixes, insetos e répteis, além de espécies da flora amazônica. Algumas são encontradas apenas no local.
De acordo com o titular da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), Ellivelton Carvalho, tem sido cada vez mais frequente a visita de alunos de escolas públicas e universidades ao Parque. Ele reforçou o convite para que outros espaços de aprendizagem possam trazer seus alunos para conhecer melhor esse pedaço importante da floresta amazônica dentro da capital paraense.
Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h. Nas terças-feiras, o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail: grb.dgmuc@gmail.com.