Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em Capanema, Hospital Regional Público dos Caetés destaca ações no 'Abril Azul'

Iniciativa adere à campanha nacional e quer conscientizar usuários e colaboradores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por Joelza Silva (HRPC)
20/04/2023 14h47

Profissionais do Hospital Regional Público dos Caetés engajados nas ações do ’Abril Azul’O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, está engajado na campanha nacional "Abril Azul", mês de conscientização sobre o Autismo, com o tema: "Mais informação, menos preconceito!" e está realizando orientações, afim de conscientizar a população acerca das pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), sobre o funcionamento do Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) e também sobre a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Durante todo o mês estão sendo entregues folders informativos para os usuários nas recepções da unidade hospitalar, onde os mesmos estão podendo tirar suas dúvidas acerca de como acessar o Natea Caetés.

A cuidadora de idosos, Maria Aparecida, 44 anos, da cidade Peixe-Boi, estava na recepção aguardando ser chamada para uma consulta de rotina do seu filho e aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre como conseguir um atendimento no Natea Caetés para uma pessoa com suspeita de Autismo.

Maria Aparecida estava com a família para realização de consulta no HRPC e aprovou a iniciativa de orientação sobreo autismo“Peguei uma informação com orientadora como descubro se uma pessoa tem autismo e ela disse que devo passar Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da minha casa para uma consulta com o neurologista. Caso haja necessidade o especialista solicitará um encaminhamento via Central de Regulação, então o usuário é deslocado para o Natea. Eu estava em dúvidas e achei bem interessante as informações que me passaram, agora irei procurar esses recursos.”

Com uma unidade anexa ao HRPC, o Natea é o primeiro modelo de atendimento baseado em Análise do Comportamento Aplicada no SUS. Ele oferece atendimento qualificado para pessoas com Autismo e seus familiares. Atualmente existem três Núcleos no Estado e País.

Na campanha de conscientização, também estão sendo realizadas treinamentos para os colaboradores do complexo hospitalar afim de desmitificar e compreender as pessoas com TEA e assim prestar uma assistência adequada para esses usuários dentro da unidade hospitalar. Por isso a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), estão empenhadas para um atendimento efetivo e de qualidade com as pessoas com TEA.

Para o gerente do Natea Caetés, Eduardo Machado, a sociedade precisa ter mais informação e menos preconceito, pois ainda se pratica muita discriminação por parte das pessoas que não tem esse conhecimento da pessoa que tem TEA, que tanto necessitam de amor e carinho por todos. “No último dia 2 de abril, foi o Dia Mundial do Autismo, e durante este mês todos se mobilizam por essa causa. No Natea Caetés não está sendo diferente, onde participamos recentemente da 5ª Caminhada da Conscientização Mundial do Autismo, que pelas ruas de Capanema, contou com a participação de familiares, profissionais da área da saúde e voluntários engajados na causa. E no dia 28, pra fechar o mês, estaremos realizando uma programação para os usuários e familiares, onde teremos Circuito Psicomotor, Confecção/Decoração de Adereços de Páscoa e Rodas de Conversa.”

Serviço

O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

 Texto de Marcelo Zeno / Ascom HRPC