Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Galileu completa 9 anos como referência no atendimento de traumas ortopédicos no Pará

Nos últimos três anos, unidade já realizou mais de 212 mil serviços à população, entre consultas, cirurgias, procedimentos e exames de laboratório

Por Ascom (Ascom)
20/04/2023 12h28

Neste mês de abril, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, completa 9 anos de fundação. E há muito o que se comemorar. Referência do Governo do Estado Pará em traumas ortopédicos e em mais seis especialidades médicas, a unidade segue altos padrões de qualidade que atende desde a assistência até a alta gestão. Nesta quinta-feira (20), uma celebração intimista marcou a data na unidade.

A comemoração contou com a presença de colaboradores, pacientes e acompanhantes. Na ocasião, teve bolo e um agradecimento especial aos profissionais de saúde que se doam diuturnamente para prestar um serviço de qualidade aos usuários.

“O Hospital Galileu é uma unidade da Rede Estadual de Saúde ímpar. Ele apresenta índices de satisfação de quase 100%. O HPEG é recertificado ONA nível 3, acreditado com excelência em critérios de segurança, de gestão integrada dos processos e excelência em administração. Os 9 anos do Galileu significam quase uma década de prestação de um serviço de qualidade à população paraense. Esse é o resultado de um trabalho com profissionais que se doam para levar um atendimento de excelência”, parabenizou o secretário Estadual de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Balanço

Nos últimos três anos, o HPEG já proporcionou 212.416 serviços à população paraense, entre consultas, cirurgias, procedimentos e exames de laboratório e de imagem. O número compreende os calendários de 2020, 2021, 2022 e o primeiro trimestre de 2023.

Apenas em consultas ambulatoriais, o HPEG realizou, neste período, 21.712 atendimentos, nas especialidades de traqueo, urologia, alongamento ósseo e, no carro-chefe da casa: a ortopedia, responsável por quase 60% deste serviço.

O número de cirurgias também é expressivo. Ao longo de janeiro de 2020 a março de 2023, foram 8.167. A maior demanda também foi na especialidade de ortopedia, com 6.359 operações. Neste serviço o Galileu também atende ao alongamento ósseo, urologia, traqueo, cirurgias reparadoras, cirurgia vascular e gastrostomia endoscópica. Outros procedimentos atingiram a marca de 12.046, neste período.

A unidade também conta com exames de laboratório, raio-x, ultrassonografia, gastrostomia endoscópica (GTT), ecocardiograma, eletrocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética. O total desses serviços de janeiro de 2020 até março de 2023 é de 170.491.

Transformação

O trabalho do Galileu tem transformado muitas vidas. De janeiro de 2020 a março de 2023, houve 10.894 altas. Em sua consulta de retorno no HPEG, a agricultora Raquel Aguiar, de 21 anos, lembrou do período de 12 dias que ficou internada na unidade. Ela sofreu um acidente de moto, onde fraturou o fêmur e tíbia, em julho de 2022, no município de Acará. "O tratamento aqui foi muito bom e rápido.  Estou evoluindo na minha recuperação. Hoje retorno para verificar como está o processo de colação do osso", declarou.

O pintor Valdeci Andrade, 40 anos, sofreu um atropelamento em dezembro do ano passado. Ao atravessar a rua, um carro desviou e o bateu. Ele permanece no processo de reabilitação na unidade, já que teve alta e voltou para casa. "Os profissionais me tratam muito bem. Eles estão sempre atentos aos procedimentos e às medicações, isso ajuda muito na nossa rotina hospitalar. Estou muito satisfeito", afirmou.

Para a diretora Executiva do HPEG, Liliam Gomes, essa data marca um diferencial. “Comemorar 9 anos de fundação de um serviço de saúde pública com referência em qualidade, é algo extraordinário. Os colaboradores se doam para promover aos usuários, além de uma recuperação física, um acolhimento humanizado. Temos além das especializações, ações e projetos de humanização para tratar a saúde mental dos pacientes e acompanhantes “frisou.  

Serviço

A unidade fica na avenida Mário Covas, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e é referência no tratamento de traumatologia, urologia e cirurgia torácica.