Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENÇÃO ESPECIALIZADA

Abelardo Santos é referência do Governo do Estado em atendimento aos povos indígenas

Unidade estadual registra mais de 305 povos indígenas cadastrados em seu sistema de atendimento

Por Ascom (Ascom)
19/04/2023 12h18

A indígena Waxingi Ka'apor é mãe de quatro filhos. Natural do município de Paragominas, no sudeste paraense, ela está na capital do estado, regularmente, para acompanhar o tratamento de um dos seus filhos em um centro de reabilitação da rede estadual de saúde. Mas, foi o seu filho mais velho, de 8 anos, que a levou ao Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS). “Ele teve um abcesso e precisou ser atendido na emergência. Recebemos a indicação deste hospital e fomos bem atendidos”, comentou.

Referência em alta complexidade e em urgência e emergência pediátrica e obstétrica, o Abelardo Santos, localizado no distrito de Icoaraci, também, se destaca na Região Metropolitana de Belém, pelo atendimento à população indígena. A unidade já mantém em seu sistema ao menos 305 nações indígenas cadastradas. Além disso, no mês passado, o HRAS passou a aderir à Regulamentação do Incentivo Para Atenção Especializada aos Povos Indígenas.

Dentro deste Programa do Ministério da Saúde, o HRAS já se enquadra para atender a 11 itens que regem, sobretudo, a melhoria no acesso das populações indígenas aos serviços especializados. A meta também alcança o atendimento e acolhimento aos pacientes indígenas e seus familiares, o respeito aos costumes e hábitos desta população; a clareza nos diagnósticos e recomendações de saúde ao paciente indígena, a viabilização de intérpretes quando necessário e a qualificação regular dos profissionais da unidade.

Putira Sacuena, responsável técnica da saúde indígena da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), destaca a importância da unidade no atendimento aos povos indígenas.

“Ao longo dos últimos meses, o Abelardo Santos tem se tornado uma referência dentro da rede estadual na assistência da saúde do indígena. Já são 305 povos cadastrados no sistema do Hospital. Esse avanço dentro da unidade é fruto da capacitação dos profissionais para o atendimento a esta população. A equipe vem sendo qualificada para respeitar as particularidades étnicas culturais de cada povo”, observou.

Pioneirismos - O maior hospital público do Pará é o pioneiro na Amazônia na assinatura deste compromisso. “É com muito orgulho que os profissionais do Hospital Abelardo Santos, assim como a sua gestão, através do Instituto Mais Saúde em parceria com a Sespa, firmam um plano de trabalho em prol da saúde da população indígena. Esse é mais um avanço na história  da saúde pública do Estado. Mesmo antes do ato efetivado no mês passado, o HRAS já assiste a esses povos, sempre buscando respeitar sua cultura, seus costumes e sua ancestralidade”, destacou o diretor-geral da unidade, Jean Cleber.

Ensino e pesquisa - O acesso integral da população indígena aos serviços de saúde também é tema de pesquisa dos profissionais do HRAS. No final do mês passado, a equipe assistencial da unidade apresentou, no XI Simpósio Internacional de Enfermagem, um artigo sobre a sistematização do cuidado e das boas práticas no atendimento à população indígena. O evento ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O trabalho se justificou pela necessidade de conhecer o processo e as necessidades dessa população, sobretudo, na região Norte do Brasil, e que esta assistência deve ser pautada na análise transcultural, objetivando a identificação das diferenças de cultura e crenças.

“O projeto enfatiza os aspectos da legislação e das políticas que garantem os direitos das etnias, de forma que contribua para a redução do histórico das desigualdades e iniquidades vividas pelos indígenas no Brasil. O trabalho, além de pesquisa, também foi construído a partir da nossa vivência com esta população no cotidiano dos atendimentos no hospital”, disse a gerente assistencial do HRAS, Adriléia Brito.

Serviço: O Hospital Regional Abelardo Santos pertence à rede pública do Governo do Estado, com administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Texto: Ascom Hospital Regional Dr. Abelardo Santos