Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOSTRA FOTOGRÁFICA

Belém recebe abertura oficial de exposição em homenagem à Marujada

Capital foi o ponto de partida da mostra que percorrerá os estados de São Paulo, Bahia, Paraná e Brasília, até retornar ao Pará, no mês de novembro

Por Matheus Rocha (SEAC)
19/04/2023 09h16

A sede do Governo do Estado, em Belém, recebeu, na última terça-feira (18), a abertura oficial da exposição fotográfica “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil". O trabalho do fotógrafo paraense Alexandre Baena reúne telas com imagens em cores que retratam a tradicional festividade, que ocorre no município de Bragança, região nordeste do Estado. Ele explora detalhes da procissão, como rostos, trajes, fé, religiosidade, arte e cultura seculares.

A capital paraense foi o ponto de partida da mostra fotográfica itinerante que percorrerá os estados de São Paulo, Bahia, Paraná e a capital do Distrito Federal, Brasília, até retornar ao Pará, no mês de novembro.

A exposição é parte integrante das comemorações pelos 410 anos do município e tem como objetivo divulgar a festividade religiosa da Marujada de Bragança, em louvor a São Benedito e à cultura popular da região. Como parte da abertura oficial da mostra, foi realizada uma cerimônia especial em homenagem a São Benedito com a presença da imagem peregrina.

Durante o evento, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, destacou a importância do incentivo às manifestações culturais paraenses.

“É uma grande honra para nós saber que a primeira vez que a imagem de São Benedito sai do seu lugar de origem e fica aqui conosco, na sede do Governo do Estado. É muito importante para o Governo incentivar e acreditar na nossa cultura. Abrir o espaço da sua sede para trazer essa exposição reforça o nosso compromisso com a nossa cultura e com a nossa gente. Ela faz parte das comemoração dos 410 anos de Bragança, um município expoente da região do Salgado. Um polo de desenvolvimento e referência histórica em nosso Estado. Bragança merece todas as homenagens.” destacou a vice-governadora. 

O titular da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), Eduardo Costa, reforçou o papel da Secretaria no estímulo à cultura paraense e sua divulgação pelo Brasil. “Este é o início de uma longa caminhada. A Secretaria de Turismo está contribuindo e ajudando com esse projeto e vai continuar ajudando porque sabe da importância de levar essa riqueza que nós temos no Pará para mostrar para outros estados. Contem sempre com o Governo do Estado” declarou o gestor. 

Exposição - A exposição é composta por 14 telas que nos levam a uma imersão ao dia 26 de dezembro: data que marca a festividade da Marujada de Bragança. A mostra fotográfica retrata os detalhes e a estética dos elementos que compõem a procissão. 

Para o fotógrafo Alexandre Baena, responsável pelo trabalho, poder levar a emoção da marujada para outros estados brasileiros é uma graça alcançada. “Este é um momento muito importante. Graças ao Governo do Estado e à Prefeitura de Bragança, que deram justamente os subsídios necessários para que essa mensagem, essa força da religiosidade bragantina pudesse ser levada para as cinco regiões, cobrindo todo o Brasil.” afirmou.  

Serviço: A abertura oficial da exposição conta com o apoio do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS SP), e da Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança. Com realização do Instituto Nova Amazônia (INÃ), tem o patrocínio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Bragança.

A exposição estará aberta à visitação pública até o dia 28 de maio, na sala do Metrô MAS SP Tiradentes. Após São Paulo, a mostra segue para Brasília, Bahia, Paraná e Pará, chegando na capital Belém no mês de novembro, e finalizando em Bragança para as comemorações dos 410 anos da cidade.