Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia aplica Hortoterapia no cuidado à saúde de pacientes internados

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
18/04/2023 16h25

O projeto de Hortoterapia, do Hospital Geral de Tailândia (HGT), vem contribuindo diretamente na recuperação da saúde dos pacientes. A experiência associa atividades de fisioterapia e nutrição para que os usuários assimilem novos conceitos ambientais em vivências inclusivas. Por meio de métodos de jardinagem e contato com a natureza, a atividade promove a redução da ansiedade e aumenta a sensação de bem-estar de pacientes internados na unidade hospitalar.

As visitas ao espaço acontecem de forma individual, juntamente com a autorização médica e acompanhamento de um profissional. Uma experiência tranquilizadora que, em combinação com o ar fresco, auxilia no alivio do estresse, consequência da internação.

A fisioterapeuta Elynara Lira, explica que a atividade pode ser passiva ou ativa, no primeiro caso, os usuários contemplam o ambiente e a natureza, sentados próximos à horta, como no caso de pacientes em cadeira de rodas; e no segundo, os pacientes participam diretamente da organização, manutenção e cuidado do espaço verde.

Na maioria dos casos, o projeto de Hortoterapia envolve a participação ativa de pacientes que plantam, regam, podam e, posteriormente, contemplam os resultados de toda essa dedicação, vendo as plantas crescerem e frutificarem. “É uma forma de sentir-se útil e isso melhora a autoestima de nossos pacientes internados, além de ser um aprendizado de um ofício e o desenvolvimento de uma habilidade, esse momento contribui para a reinserção social e inclusão de alguns tipos de pacientes, funcionando como uma terapia ocupacional e social”, finalizou a profissional.

O paciente Mateus Oliveira, 22 anos, foi um dos beneficiados com a terapia ao ar livre, oferecida para quem tem condições de sair do leito. Ele chegou ao HGT no dia 12 de abril e, como parte de seu tratamento, junto com a equipe multiprofissional, visitou a horta. A acompanhante Dejanira Oliveira, comenta com felicidade a experiência oferecida ao seu filho.

”É uma experiência excelente, principalmente para meu filho, que necessitou ficar internado durante alguns dias na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), sem contato com o meio externo. Com as visitas, meu filho ficou mais feliz, comunicativo e sorridente. Ver ele assim é muito gratificante e não tem preço!”, finalizou a mãe do usuário.

Além dos benefícios terapêuticos, o projeto visa a produção de alimentos livres de agrotóxicos associada à preservação do meio ambiente. Neste mês, foram realizadas o cultivo jambu, cebolinha, tomate, cheiro verde, couve, alface e também de outras espécies de plantas de natureza orgânica, que são utilizadas pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), nas preparações culinárias ofertadas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. 

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HGT fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva | Ascom HGT