UsiPaz Terra Firme realização ação em alusão ao Dia Nacional do Amigo
O complexo desenvolveu atividades esportivas, socioeducativa e artísticas para a criançada do bairro e ensinou a importância da amizade e do companheirismo
Foto: Felipe Lemos / Nucom SeacFoi realizada na manhã desta terça-feira (18), na UsiPaz Terra Firme, em Belém, uma ação em alusão ao Dia Nacional do Amigo, promovido pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) em parceria com o projeto Espaços Abertos, da Fundação ParáPaz, voltada para crianças entre 7 e 12 anos, desenvolvendo atividades recreativas, esportivas, socioeducativa, de arte cênicas e pinturas faciais.
Cassiana PalhetaFoto: Felipe Lemos / Nucom SeacA coordenadora do núcleo de políticas sociais da Fundação ParáPaz, Cassiana Palheta, explicou que o objetivo da ação é voltada para as relações interpessoais entre os pequenos que estão inseridos dentro da UsiPaz. “O objetivo maior é fazer com que eles criem vínculo entre si, se aproximem mais e estabeleçam uma relação de confiança. E que possam se sentir acolhidos como se estivessem dentro de casa”, explicou Cassiana.
Todas as atividades foram realizadas de forma lúdica e abrangente, para incluir todas as crianças participantes do projeto. “Nossa missão é levar atividades socioeducativas para lugares públicos, como a Usinas da Paz, na qual podemos contribuir na vida das crianças da comunidade, inclusive, das pessoas com deficiência", disse Carlos Valente, coordenador do projeto Espaço Abertos.
Foto: Felipe Lemos / Nucom SeacDurante as brincadeiras, que foram realizadas no espaço multicultural do complexo, Adrielly Barbosa de Carvalho, mãe da Layssa, de 9 anos, criança que participou das atividades do evento, estava acompanhando de perto sua filha se divertir. “Eu gosto muito dessas ações, pois tira os meninos maiores da rua e os menores do isolamento. A Layssa fica muito em casa, muito sedentária e ela ama vir para Usina, já fez muitas amizades e isso me deixa feliz também”, contou Adrielly.
Quem também estava se divertindo era Larissa da Paz Silva, de 10 anos, que estava colorindo vários desenhos e brincando de caça-palavras. “Gostei de ter um espaço para gente poder pintar também, porque já brinquei muito de correr e agora tô descansando. Depois vou subir para brinquedoteca para assistir filme, eu adoro”, disse a pequena Larissa.
Adrielly Carvalho e sua filha LarissaFoto: Felipe Lemos / Nucom SeacA coordenadora geral da UsiPaz Terra Firme, Janine Brandão, ressaltou a importância da data e da programação voltada para as crianças no Dia do Amigo. “Essa programação foi bastante pensada pela gente, principalmente neste momento em que estamos vivendo violência nas escolas. Aproximar as crianças e fazer eles entenderem a amizade é essencial para desenvolver a perspectiva deles sobre o próximo”, explicou a gestora.