Parque do Utinga vira espaço de aprendizagem para estudantes da Uepa
A Unidade de Conservação recebeu a visita de alunos do primeiro e do último semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária
Ararajubas soltas no Parque do Utinga: espaço de biodiversidade da fauna e flora amazônicasA Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna”, em Belém, é um exemplo fiel da diversidade de espécies da fauna e da flora do bioma amazônico. Nesta sexta-feira (14), cerca de 30 alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), puderam ver de perto toda essa riqueza natural.
A visita fez parte da programação da Semana dos Calouros. Embora os alunos estejam próximos ao Parque - o Campus da Uepa que abriga o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária está localizado na Travessa Enéas Pinheiro, entre as avenidas João Paulo II e Perimetral, no bairro do Marco -, alguns universitários ainda não conheciam a UC.
O grupo de alunos que esteve no Parque foi composto por recém-chegados ao ensino superior, que estão prestes a concluir a graduação. Entre eles está Alan Santos, que ao longo do curso estudou diferentes assuntos sobre o meio ambiente e acredita que ter essa parte prática lhe ajudou a melhorar a visão a respeito da carreira.O Parque do Utinga é uma Unidade de Conservação vinculada ao Ideflor-Bio
“Todos os professores incentivam a gente a ter esse contato, essa proximidade com a parte técnica, como atividades de campo, que nos possibilitam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e isso só faz melhorar a nossa vida acadêmica e, brevemente, a nossa vida profissional”, disse o aluno.
Já para o calouro o curso de Engenharia Florestal da Uepa, Gabriel André Araújo, a visita ao Parque Estadual do Utinga foi uma experiência diferente. “Além de lidar com a fauna e a flora de perto, a gente consegue se ver nessa área, até porque a nossa profissão enxerga em detalhes os impactos que o meio ambiente vem enfrentando, como a extinção de espécies. Portanto, o nosso papel é de fato disseminar informações do quanto é importante a gente preservar a natureza, e também cuidar do nosso futuro através dela”, afirmou.
Aprendizado - A professora Gleicy Abdon conversou com os alunos no início do passeio sobre a importância dessa experiência para quem entra ou sai da graduação. “Os que estão saindo, muitos já fizeram trabalhos acadêmicos de coleta de amostras, de tratamento de água e outras atividades. No entanto, embora já estejam no 5º ano, ainda não conheciam o Parque nem para passeio, nem para pesquisa”, ressaltou a professora.
Já com relação aos alunos do 1º semestre, a especialista disse que estão com sede de aprender. “Aqueles que ainda não conheciam a UC ficaram maravilhados por ser uma visita muito rica em conhecimento, por ser guiada por um profissional do Ideflor-Bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará), porque a gente não vem só para olhar a fauna e a flora; a gente vem para conhecer além do que os nossos olhos podem ver”, complementou a educadora.
Portas abertas - Para o titular da Gerência Administrativa da Região Metropolitana de Belém (GRB), Ellivelton Carvalho, foi uma honra receber os acadêmicos da Uepa para essa prática do conhecimento. “Para nós é muito importante que a sociedade em geral conheça esse espaço, e que também entenda qual é o objetivo, qual é a real situação e a necessidade de utilização desse Parque, para o uso comum da população”, afirmou o gerente.
O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” é uma das 27 UCs gerenciadas pelo Ideflor-Bio. Com quase 30 anos de criação, o Parque abriga uma grande quantidade de animais, como aves, peixes, insetos e répteis, e da flora amazônica, algumas, inclusive, encontradas apenas no local.
Serviço: A UC de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” fica na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga, em Belém. Funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h. Nas terças-feiras, o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail: grb.dgmuc@gmail.com.