Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E INCLUSÃO ECONÔMICA

UsiPaz Jurunas/Condor realiza 6ª Edição da Feira do Beco para moradores dos bairros

Feira do Beco contou com venda de artesanato, comidas, serviços e também teve uma roda de conversa com as empreendedoras do ‘Ela Pode’

Por Aline Seabra (HEMOPA)
14/04/2023 14h19

6ª Edição da Feira do Beco, idealizada por moradores do Jurunas e Condor, reuniu artesanato, comidas, trancistas e tatuadores Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (14), a 6ª edição da Feira do Beco, evento idealizado por moradores da comunidade do Jurunas e Condor, reunindo cerca de 15 empreendedores dos bairros para venda de artesanato, comidas, bonecas de pano, e dos serviços de trancistas e tatuadores.  

As bonecas de pano são sucesso na ferinhaQuem idealizou o projeto foi a universitária Emanuelly Silva, de 19 anos, que criou a Feira do Beco pela necessidade de fortalecer as relações da comunidade e gerar renda. “Tudo foi pensado para fazer a nossa comunidade do Jurunas e Condor. A maioria de nossas vendedoras e participantes são mulheres e nesta 6ª edição, pretendemos escutar mais sobre elas, por isso trouxemos o foco no empreendedorismo feminino”, disse Emanuelly. 

Também teve roda de conversa sobre empreendedorismo feminino, com foco na Feira do Beco, pelas empreendedoras do “Ela Pode” que é uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora que capacita mulheres e garante a independência financeira e o poder de decisão sobre negócios e da vida. 

“Abordamos temas de empreendedorismo feminino e do fortalecimento da autonomia da mulher, seja ela socioemocional ou financeira. É de extrema importância para o fortalecimento da autonomia da mulher, pois assim ela poderá contribuir melhor com a sociedade”, disse Jana Borghi, coordenadora e multiplicadora do ‘Ela Pode’. 

Alunos da Universidade Paulista (UNIP), também estiveram presentes no evento oferecendo serviços básicos de saúde, como aferir a pressão arterial da comunidade presente, orientados pela professora Ingrid Ribeiro. “A gente veio promover saúde para comunidade e muitas vezes não tem esse acesso a unidade de saúde, estar na Feira do Beco torna isso mais acessível”, explicou Ingrid. 

Evelim Castilho e sua tia Tereza Jamaú estavam vendendo produtos customizados, como jeans, bolsas personalizadas, almofadas, capas de bojão de gás, etc. “É muito importante para nossa visibilidade estar aqui na Feira do Beco, pois outras pessoas podem conhecer mais do nosso trabalho e comprar da gente também. E aproveitamos para conhecer outros trabalhos”, contou Evelim. 

O coordenador geral da UsiPaz Jurunas/Condor, Lucas Carneiro, ressaltou a importância de receber mais uma edição da Feira do Beco no complexo. “Fornecer esse espaço para a comunidade é abrir espaço para integrar e desenvolver o trabalho dos moradores do bairro. A Feira estará presente na comunidade pelo menos uma vez ao mês”, disse o gestor.

Acompanhe as próximas datas da Feira do Beco nas redes sociais das Usinas da Paz.