Sedop promove curso de gestão de fiscalização de contratos para servidores
Ação profissionais das áreas de engenharia, controle interno e prestação de contas, e abordou o ato de celebração, a execução e a prestação de contas
Auditora do controle externo do TCE, Andréa Cavalcante ministra curso para servidores da Sedop sobre Gestão da Fiscalização Contratos e convênios têm um papel importante para o andamento de obras públicas. Do mesmo modo, a fiscalização desses documentos é fundamental para que as verbas sejam utilizadas de maneira correta e transparente. Tais fiscalizações, por serem complexas, podem gerar dúvidas aos fiscais, diante disso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), promoveu nos dias 11 e 12 de abril, na sede da secretaria, o Curso de Gestão da Fiscalização de Convênios e Contratos.
Ministrado por Andréa Martins Cavalcante, auditora do controle externo do TCE-PA, o evento teve como objetivo orientar e qualificar os servidores quanto à supervisão, fiscalização e acompanhamento de contratos e convênios, reunindo mais de 90 servidores da área de engenharia, controle interno e prestação de contas, abordando o gerenciamento de contratos e convênios desde a celebração, execução e prestação de contas com fundamento nas legislações. Ao mesmo tempo, foram tiradas dúvidas dos servidores sobre as competências dos fiscais em relação à prestação de contas.
Servidores da Sedop conheceram um pouco mais sobre a celebração, execução e prestação de contas de contratosAndréa Cavalcante destacou a importância da capacitação, especialmente no órgão com grande fluxo de processos. “Esse tema é de extrema relevância para os servidores da Sedop, por ela ser uma secretaria estratégica que executa e também fiscaliza as obras de infraestrutura do Estado do Pará. Estar com os servidores preparados é muito importante, pois demonstra o comprometimento do gestor, no caso o secretário e seu staff, além do envolvimento dos servidores e aprimoramento profissional e também na preocupação de fazer um bom trabalho. Então, é muito importante para que eles façam um trabalho com segurança, se atualizem e discutam”, afirmou a auditora.
Auditora do TCE, Andréa Cavalcante destaca que o aprimoramento dos processos de trabalhos dar maior segurança para servidores Para a diretora de obras da Sedop, Cristina Guedes, o curso foi esclarecedor e é importante que a equipe esteja alinhada e capacitada para conduzir os processos com celeridade, eficácia e transparência, bem como melhorar a execução das fiscalizações.
“É importante poder esclarecer todas as dúvidas que existem entre os procedimentos tanto em relação à prestação de contas quanto à execução da obra, acompanhamento, monitoramento, relatórios dos fiscais, prestação de contas e tudo que envolve a secretaria como um todo dizendo respeito a obra", afirmou a diretora
A Secretaria de Obras realiza, constantemente, cursos e capacitações com a intenção de aprimorar servidores e colaboradores e dar celeridade nos processos tramitados pela secretaria.
Celso Abreu, servidor do Controle Interno fala da importância do curso. “Quanto mais qualificado, melhor. Todas as prestações de contas e análises passam pelo controle interno, então, quanto mais o servidor for qualificado terá um respaldo respaldo na hora do julgamento e da análise da documentação. É uma oportunidade para nos qualificarmos e cada vez que temos uma palestra aqui, enxergamos que a própria gestão está preocupada em qualificar a sua equipe e isso é muito bom e ganha tanto a gestão quanto o servidor”, disse Celso.
Com colaboração de Lucas Germiniani /Ascom Sedop