Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO OBSTETRA 

Puérperas internadas no HGT escrevem mensagens de carinho e motivação aos profissionais

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
12/04/2023 14h14

Para celebrar o Dia do Obstetra, festejado nesta quarta-feira, 12, profissionais do Hospital Geral de Tailândia (HGT), receberam gestos de carinho de puérperas internadas. A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar que distribuiu lembranças simbólicas e mensagens de motivação e agradecimento, escritas pelas próprias usuárias, enchendo de emoção os profissionais cujas mãos trazem a vida. 

Como forma de agradecer os cuidados recebidos, parturientes internadas na unidade, por meio de cartas personalizadas, transmitiram sua gratidão aos profissionais obstetras que atuam diariamente no HGT.  Ao todo, 10 cartinhas foram confeccionadas pelas usuárias, que serviram de motivação e apoio aos profissionais homenageados.

Ana Cecília é a terceira filha de Adryene Cristina de Sousa, 23, moradora do bairro Centro, em Tailândia. A filha nasceu de parto cesariano no início da manhã de ontem (11).  Ela agradeceu o atendimento recebido pelos profissionais obstetras e parabenizou pelo trabalho realizado. “Fui muito bem acolhida por todos eles assim que cheguei no HGT. Durante meu atendimento, me senti confortável e segura com a atenção recebida. Hoje, Dia do Obstetra, quero agradecer a todos esses profissionais que me ajudaram e me auxiliaram durante o meu parto, assim como auxiliam dezenas de outras mulheres. Obrigada por cuidarem de todas nós, vocês merecem todo o carinho e respeito”, finalizou a dona de casa.

Mayara Cinthya, enfermeira obstetra do HGT, foi uma das profissionais que recebeu o gesto de carinho. Ela comenta que diariamente trabalha com determinação para que as pacientes recebam o melhor tratamento e se recuperem. Para ela, receber um gesto de carinho das pacientes e familiares, seja por meio de um elogio, cartinha ou um simples sorriso, é uma honra. 

“Meu coração se enche de alegria e esperança, ao ver que nosso trabalho é reconhecido por nossas usuárias. Cuidar de mamães e bebês não é uma tarefa simples, mas quando feita com amor faz toda a diferença. Poder participar do milagre da vida e fazer com que tanto a gestação como o parto sejam o mais incrível possível é o que nos inspira todos os dias. Agradeço pelo gesto carinhoso de atenção e amor”, finalizou a profissional.

O HGT é referência no atendimento de obstetrícia na microrregião de Tomé-Açú no nordeste paraense. A unidade hospitalar oferta consultas, exames, internação, parto normal e cesariano. Entre janeiro e dezembro de 2022, o HGT realizou mais 1400 partos e aproximadamente 2480 atendimentos desta especialidade.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva (Ascom HGT)