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Hospital Geral de Tailândia tem 'Time Resposta Rápida' para maior segurança do paciente

Na prática, o TRR são equipes multidisciplinares treinadas para dar respostas e atendimentos ágeis a pacientes com intercorrências agudas e graves

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
12/04/2023 13h46

Equipe do Hospital Geral de Tailândia (HGT) atua como ’Time Resposta Rápida’ para aumentar a segurança nos atendimentos A equipe assistencial do Hospital Geral de Tailândia (HGT), durante o mês de março, esteve estudando um novo método para aumentar, ainda mais, a segurança e a qualidade no atendimento prestado, com isso, neste mês de abril, foi implantado o Time Resposta Rápida (TRR) para maior agilidade da assistência em casos de emergência, o que dá também maior  segurança aos usuários. 

Segundo o diretor Técnico do HGT, Marcello Ferreira, o TRR é acionado para a avaliação e atendimento de pacientes em casos de deterioração em relação a qualquer alteração no seu quadro clínico ou desequilíbrio agudo e uma eventual Parada Cardiorrespiratória (PCR). 

A equipe do TRR, no HGT, é formada pela equipe de Enfermagem, fisioterapeutas e médicos, que, quando necessário, se comunicam através de rádios para atender demandas de pacientes. Para facilitar a comunicação entre os profissionais, será utilizado dois códigos de identificação para acionar o TRR: azul e amarelo, sendo Código Azul, Atendimento de PCR e o Código Amarelo, Atendimento as Emergências e Urgências.

Profissionais do Hospital Geral de Tailândia na avenida Florianópolis, no bairro NovoO médico, Marcello Ferreira, explica que a melhoria na qualidade dos serviços é uma busca constante no HGT, e que a nova estratégia adotada promoverá um atendimento de maior qualidade aos pacientes. "A melhoria contínua da assistência é nossa meta diária. O TRR é utilizado em diversos hospitais do mundo em favor da segurança do cuidado, sendo capaz de mudar desfechos e salvar vidas. Graças ao empenho e compromisso da equipe multiprofissional, agora ele é uma realidade no HGT".

O Time de Resposta Rápida objetiva também a sistematização do atendimento de usuários em emergências ou urgências; diminuindo a mortalidade intra-hospitalar; prevenir e reduzir o número de Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) e maior sobrevida desses usuários; reduzir admissões e readmissões na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e garantir maior segurança dos usuários; e identificar e tratar precocemente os usuários que apresentam deterioração clínica ou estão em risco de morte fora do ambiente da UCI, pois estudos evidenciam que a PCR é precedida de deterioração clínica, em média de 6 a 8 horas antes do evento.

O processo dessa assistência utiliza ainda a Classificação de Mews para reconhecer precocemente mudanças agudas nos parâmetros vitais do usuário, o que orientará a equipe a identificar de forma segura, eficaz e rápida usuários em risco fora da UCI.

A usuária Rozilda Viana, 54, está internada na unidade hospitalar parabenizou a implementação do novo protocolo. Segundo ela, a assistência prestada pelo TRR irá ajudar muito quem eventualmente, em uma emergência, necessitar de atendimento rápido e de qualidade no HGT. “Esta nova implementação contribuirá ainda mais com a segurança de todos nós, que estamos internados, necessitando de cuidados e atenção. O HGT está de parabéns por sempre investir em ações que promovam atendimento ágil, eficaz e preciso, e por mostrar seu compromisso com os pacientes. Gratidão”, finalizou a dona de casa.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HGT fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.