Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa tem programação científica pelo Dia Internacional das Ciência da Esterilização

Atuação da Central de Material e Esterilização (CME) do hospital esteve no centro das abordagens do evento especial

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
11/04/2023 17h04

Diretora de Apoio Técnico Operacional, da Fundação Santa Casa, Maria Alves Belém destaca a programação referendando ao dia 10 de abril, instituído como o Dia Internacional da Ciência da Esterilização pela Federação Internacional de Esterilização (WFHSS World Federation for Hospital Sterilisation Sciences).

“O objetivo é conscientizar profissionais da Saúde e usuários sobre a importância dos Centros de Materiais e Esterilização (CME’s) em ambientes de tratamento da saúde”, afirmou a diretora.

Conforme a Santa Casa, a programação científica sobre a questão da esterilização em ambiente hospitalar é vital para a garantia da qualidade e a segurança dos produtos médicos hospitalares para a assistência ao paciente, pautados em boas práticas de esterilização.

A diretora do hospital afirmou também a importância da Central de Processamento Material Esterilizado (CPME) da Santa Casa, e a valorização dos servidores no desenvolvimento das habilidades técnicas. O evento envolveu os profissionais de todos os turnos, com a dinâmica apresentada pelos enfermeiros do próprio setor.

Maria Belém explicou que a CPME da Santa Casa possui profissionais com conhecimento técnico especializado em todas as etapas do processo de trabalho, com uma produção anual de 1.574.213 peças, produtos esterilizados fornecidos a todas as áreas assistenciais. 

“A coordenação de processamento de materiais esterilizados tem como marco maior, a prevenção de infecções de sítio cirúrgico, articulando ciência, segurança e qualidade, através de processamento monitorado por indicadores de qualidade que oferecem a vantagem de permitir o acompanhamento da evolução da conformidade em cada etapa do processo de esterilização visando à melhoria contínua, agregando valor ao serviço prestado aos nossos pacientes”, informa a diretora.

Para Waldete Tavares do Nascimento, técnica de enfermagem da Fundação Santa Casa, a programação realizada pela Instituição reforça a atenção no trabalho que todos os servidores devem ter. "É um momento especial. É um reconhecimento de nosso trabalho. Nós somos considerados o coração da Santa Casa”.

Ana Cláudia de Souza, que coordena a CPME diz que o setor agrega muito valor ao hospital. “É um lugar de processos que precisam estar bem definidos e bem treinados. É uma unidade de apoio técnico, que tem como finalidade o fornecimento de produtos médicos hospitalares, adequadamente processados , proporcionando assim, condições seguras para o atendimento dos pacientes em todas as unidades assistenciais. Nosso setor funciona 24 horas, todos os dias. Com uma equipe de enfermeiros, técnicos em enfermagem e agente de artes práticas. Somos 48 servidores”.

Importância - A Central de Material e Esterilização (CME) tem um papel muito importante na área da saúde. É responsável pela limpeza, esterilização, preparo, controle e distribuição dos materiais médicos.

A infecção hospitalar é uma grande preocupação dos hospitais. A prevenção contra esse problema deve ser feita por meio da higienização adequada dos instrumentos médicos. A CME é o local apropriado para o cumprimento dessas tarefas com segurança. 

A primeira CME foi criada na década de 1940, no Hospital das Clínicas de São Paulo. Desde então, a área vem evoluindo e o processo vai muito além da remoção da sujeira, mas também realiza a eliminação de todos os micro-organismos presentes para garantir a segurança de todos envolvidos.

Texto da Ascom Fundação Santa Casa