Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Mais de 600 atendimentos de saúde e cidadania foram disponibilizados pelo Hospital de Castelo de Sonhos

Ação ainda contou com a regularização da Carteira Nacional do SUS, dançaterapia e ginástica em grupo

Por Ascom (Ascom)
10/04/2023 23h16

Como forma de facilitar o acesso da população da região de integração do Xingu a diversos tipos de serviços, o Hospital Geral Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho, localizado no município de Altamira, neste sábado (8), realizou 642 atendimentos de saúde e cidadania. O Projeto de humanização Ampliando Saúde, desta vez, ultrapassou os muros da unidade e aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Paulo II, no bairro São Miguel, também no distrito. 

Durante a programação, foram ofertados atendimentos com a equipe multiprofissional, triagem, aferimento de pressão arterial, medição de glicose, consultas com fisioterapeutas, com médicos clínico geral, além do encaminhamento do paciente, em caso de indicação, para especialistas e, também, para a realização de exames clínicos e laboratoriais no próprio hospital.

A ação ainda contou com a regularização da Carteira Nacional do SUS, dançaterapia e ginástica em grupo.  Além disso, o Hospital de Castelo de Sonhos promoveu uma série de atividades, como contação de histórias, desenhos, pintura de rosto, além de danças e práticas de exercício físico, para incentivar os públicos infantil e adulto. 

Experiência 

Para Débora Cristina Duarte, de 43 anos, moradora do distrito de Castelo dos Sonhos, a iniciativa aproximou ainda mais a comunidade do Hospital. A usuária procurou o projeto a procura de atendimento de ginecologia. "Tudo foi incrível. Incluindo a recepção, a triagem e as consultas. Todos muito atenciosos. Só tenho a agradecer por ter feito parte e por ter sido bem atendida. A equipe cumpriu a missão com eficiência e dedicação”, frisou.

Iniciativa - A ação que contemplou mais de 14 serviços de saúde de cidadania, faz parte das iniciativas do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade. O grupo é responsável por desenvolver, organizar e realizar projetos que contemplem os colaboradores, os pacientes e os acompanhantes. 

“Esta foi a primeira vez que realizamos uma atividade como essa fora do hospital. Foi maravilhoso. Essa estratégia facilitou o acesso da sociedade a receber serviços fundamentais fora do ambiente hospitalar”, observou Diego Carlis dos Santos, diretor-geral do Hospital de Castelo de Sonhos.

Unidade estratégica do Governo do Pará para descentralizar o atendimento da saúde de grandes centros, o Hospital de Castelo de Sonhos é de acesso mais rápido aos moradores do distrito e das localidades ao entorno. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado, vimos os serviços chegando à população de áreas mais remotas. Esse é o nosso objetivo, levar saúde para quem mais precisa”, disse o gestor. 

Serviço - O Hospital Geral de Castelo de Sonhos é uma unidade pública administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem tornado cada vez mais prática a vida dos moradores do distrito, como também da população das localidades de Cachoeira da Serra e Vila Isol, que até então tinham que se deslocar por cerca de 1.100 km para chegar em Altamira, na região do Xingu, em busca de atendimentos de saúde e de internações hospitalares.

Texto Ascom Hospital de Castelo dos Sonhos