Operação Semana Santa atua com mais de 300 agentes em Salinópolis
Mais de 30 municípios receberam reforço policial durante o feriado prolongado
A operação “Semana Santa”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) juntamente com os demais órgãos da Segurança Pública, iniciou com tranquilidade nos mais de 30 municípios que receberam reforço durante o feriado prolongado. Em Salinópolis, mais de 300 agentes estão atuando para garantir maior policiamento nas ações ostensivas e preventivas, tanto na cidade quanto nas áreas que abrangem um dos destinos mais procurados pelos paraenses.
Na praia do Atalaia, a movimentação de banhistas foi tranquila, apesar de um grande número de turistas presentes na faixa de areia. Equipes da Segup realizam o ordenamento do fluxo de veículos ao longo de mais de três quilômetros com a bandeirolas delimitando os espaços para o trânsito de veículos na faixa de areia. O balizamento garante a eficácia ao trabalho dos agentes de segurança no atendimento de ocorrências, assim como para evitar acidentes.
“Esse balizamento é importante para fazermos o controle do fluxo de veículos na praia, onde os banhistas ficam com as suas famílias, e com isso proporcionar maior segurança. Antes, os veículos transitavam em todo o sentido, então na verdade vemos os carros seguindo esse fluxo e contrafluxo da bandeirola, saindo dele quando é para escolher uma barraca para permanecer. Para nós da Segurança Pública também possibilita uma via ordenada para atendimento de chamados” explica o secretário adjunto de Operações Da Segup, Luciano de Oliveira.
Zona de exclusão - Entre as ações que estão sendo realizadas pelos órgãos de segurança na praia do Atalaia, uma zona de exclusão foi estabelecida, na “Ponta da Sofia”, próximo ao último atalho para a preservação das tartarugas marinhas, que nesse época do ano realizam a desova.
A ação está sendo feita em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade - Iderflor Bio, com o objetivo de inibir a passagem de veículos, assim como de som automotivo com o intuito de garantir a preservação das espécies. Os banhistas podem acessar a área de preservação para consumação nas barracas e para área de banho.
A operação Semana Santa reúne agentes das Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito (Detran-PA), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque Denúncia, Polícia Científica do Pará (PCE), Guarda Municipal, entre outros órgãos que atuarão de forma integrada.