Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc finaliza primeiro encontro formativo com ações e expectativas renovadas

Em dois dias de formação, o programa 'Escola Segura' tem palestras de especialistas, sensibilização da rede escolar e mapeamento de ações

Por Bruno Magno (SEOP)
06/04/2023 12h54

Capacitação orienta servidores no âmbito do ’Escola Segura’, para assegurar políticas de construção de paz no ambiente escolarNesta quarta (5) e quinta-feira (6), a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realizou um encontro online formativo com equipes escolares da rede estadual de ensino para tratar sobre aspectos de convivência e segurança escolar. O evento é mais uma das ações do programa “Escola Segura”, conforme anunciado pelo secretário de Educação, Rossieli Soares, no último dia 31 de março, em coletiva de imprensa. Os dois últimos dias do novo programa, tiveram uma série de palestrantes de especialistas em educação abordando aspectos socioemocionais e de segurança. O governador Helder Barbalho acompanhou os trabalhos.

“Esses dois dias representam apenas o começo das ações que a educação do Pará já está desenvolvendo, de forma participativa, assertiva, contínua e intensa. A sensibilização foi fundamental para enriquecer o debate com a rede e tornar possível que ações pontuais, importantes, sejam tomadas imediatamente na ponta. As experiências compartilhadas pelos palestrantes sem dúvidas contribuíram muito para isso. Vamos fazer muito mais. Conto com o apoio de todos vocês para que tenhamos uma escola segura, livre de preconceitos e de violência”, afirma Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

Sob o tema “Cultura de Paz e Convivência Escolar”, a formação contou com a presença de palestrantes especialistas de todo o Brasil para ampliar o debate e proporcionar visões a partir de experiências diversas. Entre os assuntos, destaque para as competências e aspectos socioemocionais, medidas de segurança nas escolas, como identificar e lidar com possíveis comportamentos e situações, psicologia positiva, importância da participação ativa do grêmio estudantil, entre outros. 

Mediada pelo novo secretário adjunto de Ensino da Seduc, Júlio Meireles, nos dois dias de formação estiveram presentes Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna (IAS), Gisele Alves, gerente executiva no IAS, Telma Vinha, professora doutora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) especialista em clima escolar, problemas de convivência, relações interpessoais e desenvolvimento sociomoral e emocional. Além de Mário Augusto, psicólogo e coordenador do programa Conviva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Maria Paula, psicóloga e embaixadora da Paz, e Albert Holzhacker, presidente da Fundação Geniantis. 

O acesso ao certificado de participação na formação e os materiais referenciais para as palestras estão disponíveis na plataforma Avacefor. 

Ações protetivas - Elaborado pela equipe técnica da Seduc, o “Escola Segura” é baseado em uma rede protetiva de apoio psicossocial construída em conjunto pela família, escola, comunidade e segurança pública, estabelecida em quatro eixos:

1) Medidas de segurança em parceria com forças policiais e integração de informações e dados;
2) Organização escolar a partir da instituição de normas voltadas à proteção da comunidade e revisão de protocolos;
3) Convivência com enfoque na melhoria do clima escolar e da relação entre equipe escolar;
4) Responsabilização ao estabelecer pacto com instituições do sistema protetivo e corresponsabilização das famílias pelas ações dos estudantes.

Dentre as diversas ações, o "Escola Segura" contará com equipes multiprofissionais para dar maior assistência às escolas. Por meio do Programa, a Seduc contratará profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, para cada Unidade Regional de Ensino (URE) e Unidade Seduc na Escola (USE). 

O Processo Seletivo Simplificado para realizar as contratações já começou na última segunda-feira (03), e os profissionais serão chamados de acordo com a demanda. Além dos profissionais in loco, serão contratados mais psicólogos com atuação presencial e online.

Saiba mais sobre o programa “Escola Segura” aqui

Texto de Marcelo Júnior / Ascom Seduc