Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Tranquilidade marcou o primeiro dia da Feira do Pescado em Belém e Ananindeua

Tradicional programação realizada pela Sedap funcionará até esta quinta-feira (6), das 8h às 14h, em oito pontos dos dois municípios e em outras 60 cidades

Por Rose Barbosa (SEDAP)
05/04/2023 13h58

Para manter a tradição do consumo de pescado, neste feriado da Semana Santa, a aposentada Maria Rodrigues se deslocou da área do Riacho Doce até a Usina da Paz do Guamá e garantiu o alimento para a mesa da família. Ela aproveitou as ofertas no primeiro dia da Feira do Pescado, nesta quarta-feira (5).

A exemplo de Maria Rodrigues, dezenas de consumidores estiveram nos oito pontos distribuídos em Belém e Ananindeua, na região metropolitana, onde há oito pontos de vendas programados especialmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Em Belém, a Usipaz do Guamá é um dos oitos pontos de vendas. Mas, a Sedap divulgou que também aderiram à programação, quase 60 outros municípios de diferentes Regiões de Integração do Pará.

O diretor de pesca da Sedap, Orlando Lobato,  que acompanhou desde cedo o andamento da comercialização em pontos de venda em Belém, disse que a Sedap, através da parceria com fornecedores, colocou 30 toneladas de pescado para garantir que todo consumidor não fique sem o tradicional alimento.

"Como se trata de um período importante e de tradição como é a Semana Santa,o Governo do Estado por meio da Sedap, organiza esses pontos de venda para ofertar mais opções ao consumidor, proporcionar alternativas de compra do Pescado, temos uma grande variedade de produtos”, destacou Lobato. Ele ressaltou, também, o apoio que a Sedap oferece para as feiras realizadas nos demais municípios.  São quase 60 municípios que aderiram à parceria.

Um desses municípios foi o de Belém. O titular da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro, disse que “a estratégia da Prefeitura de Belém e do Governo estadual é atingir bairros distintos da capital, oportunizando acessibilidade à população e preços mais acessíveis”, explicou o gestor.

Usinas da Paz têm feiras de pescado - Uma das inovações da Feira do Pescado deste ano é a comercialização nas unidades da Usina da Paz no bairro do Guamá e do Icuí-Guajará,  em Ananindeua. Em ambos pontos as filas começaram a se formar cedo, mas o andamento foi rápido por conta da agilidade no atendimento

O coordenador da ação na Usipaz, Deomir Nunes, informou que a venda foi muito tranquila na Usipaz Guamá, com bastante variedade de espécies. “Levando em consideração que é  a primeira vez que ocorre aqui, está muito bom o movimento, estamos com a ajuda do pessoal aqui da Usipaz que ajudou na organização, acredito que amanhã o movimento será maior ainda“, explicou.

Na Usipaz do Icuí-Guajará,  o consumidor Igor Souza aprovou o ponto de venda.

“Todo ano eu compro na Feira do Pescado. A Tabela de preço está bom, na verdade todo ano está bom. Gostei bastante do atendimento, bem organizado. Hoje estou levando camarão, caranguejo, peixe e bolinho de bacalhau, tem para todos os gostos aqui, para passar a semana tranquilo”, opinou o consumidor.

Seduc - Outro novo ponto de venda deste ano foi na sede da Secretaria de Estado de  Educação ( Seduc). As filas também iniciaram cedo e sem demora no atendimento. 

O consumidor Jorge Ferreira, que se deslocou do Outeiro até à Seduc, aprovou o local. “Gostei muito, ficou melhor para nós que acessamos a Augusto Montenegro, vim comprar filé de gó, amanhã vou voltar e comprar mais”, garantiu ele.

Karine Menezes comprou filé de gó e pescada. “Está tudo bem organizado, os preços estão bons, por mim, está aprovada, já garanti meu almoço da Semana Santa”, destacou a consumidora.

O coordenador de aquicultura da Sedap, Alan Pragana, reforçou que a a Feira do Pescado continua, nesta quinta-feira (6), das 8h às 14h. Ele explicou que a Sedap montou equipes bem distribuídas em todos os pontos o que assegura o bom andamento no atendimento.

Alan Pragana fez um balanço positivo do primeiro dia de venda. "Todos que visitaram os pontos da feira, tanto na capital quanto nos demais municípios onde ela ocorre, foram bem atendidos e tiveram acesso a uma vasta variedade de pescado", frisou o coordenador da Sedap.

 Serviço

 Para saber os pontos de venda, preços e tipos de pescado, acesse o site da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca: www.sedap.pa.gov.br.