Sespa promove ação alusiva ao Dia Mundial da Atividade Física na UsiPaz Icuí-Guajará
Objetivo é chamar a atenção para os benefícios da atividade física e mostrar as inúmeras possibilidades de fugir do sedentarismo
“Eu amo dançar, adoro fazer atividade física, antes eu não conseguia nem abaixar pra pegar alguma coisa no chão. Sentia muitas dores no meu corpo, hoje eu faço todos os tipos de movimentos”, conta a dona de casa Sônia Maria, de 52 anos, que faz parte do grupo de Danças Folclóricas da Usina da Paz Icuí-Guajará e estava participando, na manhã esta quarta-feira (5), da ação alusiva ao Dia Mundial da Atividade Física, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde. Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na vida, maiores são os benefícios, orienta o Ministério da Saúde.
Segundo Silvia Correa, que faz parte da equipe da Coordenação de Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, a ação tem como objetivo chamar atenção sobre os benefícios da atividade física e mostrar as inúmeras possibilidades de fugir do sedentarismo
“Hoje teve a apresentação do grupo de balé, o grupo de dança regionais e apresentação das meninas do hip hop. A gente achou interessante essa diversidade para mostrar que a atividade física pode ser em todos os segmentos. O importante é fazer alguma coisa, é se movimentar, para evitar dois grandes fatores de risco para muitas doenças, que são a pressão alta e a obesidade”, avalia Silvia.
Entre as atividades realizadas também houve espaço para orientação e avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia.
Joana Rocha, de 70 anos, veio para a aula de dança e aproveitou o momento para fazer uma avaliação nutricional. “Eu já faço hidroginástica e dança aqui na Usina, mas como tenho pressão alta, sei que preciso mudar a minha alimentação e a nutricionista já me disse que eu tenho que diminuir a quantidade de sal”, diz.