Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXCELÊNCIA

Paciente recebe alta após nove meses de tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas

Habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o HRBA ofereceu ao paciente de 17 anos o tratamento necessário para vencer um turmo cerebral

Por Governo do Pará (SECOM)
04/04/2023 20h01

Após nove meses de internação, cirurgias e procedimentos, incluindo sessões de quimioterapia e radioterapia, Walter Alex Filho, 17 anos, recebeu na última segunda-feira (03) alta médica do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém, Oeste do Pará, e pôde voltar para casa.

Agora, ele prossegue com o acompanhamento dos médicos e da equipe multidisciplinar do HRBA, mas estará em casa, com a família e mais próximo dos amigos. Walter chegou ao Hospital no ano passado com o diagnóstico de um tumor cerebral, e recebeu todo o atendimento necessário para sua recuperação.Walter reencontrou familiares na saída do Hospital, onde ficou por nove meses internado

“Recebemos um atendimento excelente. Exames, medicamentos, profissionais dedicados. Eu só posso dizer que foi muito bom e agradecer. No Oeste do Estado nós temos um hospital com essa estrutura para nos socorrer. Se não tivesse, teríamos que viajar para buscar o tratamento do meu filho longe. Mas temos aqui em Santarém, bem pertinho de casa, uma unidade como essa”, frisou o pai do paciente, Walter Alex Gonçalves.

Assistência - O técnico em Enfermagem Douglas Pinheiro acompanhou Walter Filho desde a chegada ao Hospital até o dia da alta, e contou que a plena recuperação do jovem e a saída dele deixaram toda a equipe muito feliz.

Walter Filho ao lado dos pais, Cristiane e Walter“Nossa luta é sempre essa. Para que a gente possa chegar ao paciente e dizer ‘pode ir, o nosso trabalho foi feito com sucesso’. O Waltinho é um grande exemplo. Todos nós nos esforçamos ao máximo - médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem. Lembro que começamos dando banho nele no leito, depois ele já conseguia tomar banho no banheiro. Vimos o paciente voltando a caminhar, a falar. A reunião de muitos profissionais fez com que o Waltinho pudesse sair daqui bem e feliz, e esse resultado também deixa qualquer profissional da saúde feliz”, contou Douglas Pinheiro.

Para o diretor Técnico do HRBA, Epifânio Pereira, altas hospitalares representam muito para toda a equipe da unidade. “O HRBA abriga profissionais extremamente competentes, que dão resultados fantásticos aos seus pacientes. A sensação é de missão cumprida, de a gente ter devolvido ao Walter a condição de seguir com suas atividades e sua vida. Isso é muito gratificante”, afirmou o gestor.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência no tratamento de câncer para uma cerca de 1,4 milhão de pessoas, em 30 municípios do Oeste do Pará. A unidade oferece consultas, cirurgias e sessões de quimio e radioterapia. É habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferecendo assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, do diagnóstico ao tratamento.O paciente ao lado de parentes e profissionais que o atenderam no HRBA

Cuidado - Para quem recebeu o tratamento e o cuidado dos profissionais do HRBA, o momento foi de externar gratidão. “A assistência que eu recebi foi muito boa. Todos me atenderam com muito amor. Fiquei nove meses fora de casa, e até estava desacostumado. Mas a saudade era muita, de toda a família. Essa noite eu quase nem dormi”, disse Walter Filho.

“Resultados como esse mostram a importância do Hospital do Baixo Amazonas para toda a região. Um paciente que recebeu um atendimento de excelência e conseguiu se recuperar até ter alta médica. O HRBA é fundamental para quem faz tratamento oncológico e de outras especialidades. A gente descentraliza e consegue ofertar uma saúde de qualidade em todos os cantos do Estado. É gratificante ver histórias como essa, e ver esse jovem voltando bem para casa”, destacou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1.100, no bairro Diamantino, em Santarém, município que fica a cerca de 700 km da capital, Belém.

Texto: Ascom/Hospital Regional do Baixo Amazonas