Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"ESCOLA SEGURA"

Governo do Estado investe em formação sobre Convivência Escolar para equipes das unidades de ensino do Pará

O evento, que terá o governador do Estado Helder do Pará na abertura, contará com palestras sobre socioemocionais, saúde mental e acolhimento

Por Bruno Magno (SEOP)
04/04/2023 10h49

Com objetivo de orientar e reforçar as diretrizes de convivência escolar estabelecidas na nova gestão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realiza nesta quarta (5) e quinta-feira (6), de forma on-line e por meio da TV Educativa do Pará (canal 7.2), a formação escolar ''Cultura de Paz e Convivência Escolar''. 

O governador do Estado, Helder Barbalho, fará a abertura da formação de forma on-line. A ação faz parte da estratégia do programa "Escola Segura", lançado no último dia 31 de março, pela Seduc e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de enfrentamento à violência nas unidades de ensino. 

O evento, que contará com palestras socioemocionais, saúde mental e acolhimento, tem como nomes confirmados Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, e da Embaixadora da Paz e psicóloga Maria Paula Fidalgo, atriz que fez parte do humorístico Casseta e Planeta. 

Todos os 38 mil servidores deverão participar da formação nas escolas. Já os estudantes e familiares poderão participar de suas casas, por meio do link no youtube, que será divulgado pela Seduc. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor), que também disponibilizará a transmissão on-line para as escolas, USEs e UREs. Durante os dois dias de formação, as aulas na rede estadual de ensino serão suspensas, já que a iniciativa contará como atividade extracurricular. 

"Em uma sociedade com mudanças cada vez mais rápidas, fortalecer as competências socioemocionais desde o ambiente escolar é cada vez mais basilar", destaca o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Elaborado pela equipe técnica da Seduc, o “Escola Segura” é baseado em uma rede protetiva de apoio psicossocial construída em conjunto pela família, escola, comunidade e segurança pública, estabelecida em quatro eixos:

Medidas de segurança em parceria com forças policiais e integração de informações e dados; organização escolar a partir da instituição de normas voltadas à proteção da comunidade e revisão de protocolos; convivência com enfoque na melhoria do clima escolar e da relação entre equipe escolar; responsabilização ao estabelecer pacto com instituições do sistema protetivo e corresponsabilização das famílias pelas ações dos estudantes.

Dentre as diversas ações, o "Escola Segura" contará com equipes multiprofissionais para dar maior assistência às escolas. Por meio do Programa, a Seduc contratará profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, para cada Unidade Regional de Ensino (URE) e Unidade Seduc na Escola (USE). 

O Processo Seletivo Simplificado para realizar as contratações já começou na última segunda-feira (03), e os profissionais serão chamados de acordo com a demanda. Além dos profissionais in loco, serão contratados mais psicólogos com atuação presencial e on-line.