CPH vistoria obras de construção de terminais hidroviários na região do Marajó
Os projetos integram os investimentos do governo do Estado para implantação de novas estruturas hidroviárias em municípios marajoaras
Representantes da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) realizaram, na última quinta-feira (30), visitas técnicas às obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário do município de Soure e construção do Terminal Hidroviário Turístico do município de Salvaterra. Os projetos fazem parte de um pacote de investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da CPH, para a implantação de novas estruturas hidroviárias em municípios do Arquipélago do Marajó.
Somente em 2022 foram entregues cinco novos terminais na região marajoara, nos municípios de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel, representando um investimento superior a R$ 12 milhões. Durante a visita técnica, o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, reforçou a importância da integração dos municípios da região marajoara por meio do modal hidroviário. Obras na estrutura do transporte fluvial estão em andamento em vários municípios
“Atualmente a CPH possui 10 obras em andamento, que vão garantir novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Afuá, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure. As construções e adequações destes novos equipamentos são fundamentais para que possamos integrar o Marajó, potencializando o turismo e a economia da região, além de garantir conforto e segurança no embarque e desembarque de moradores e turistas” destacou o gestor.
Soure - O projeto de reconstrução do Terminal Hidroviário de Soure conta com investimentos de R$ 4 milhões. O espaço ganhará novos quiosques, e banheiros. Também estão sendo construídos guichês para a venda de passagens, lanchonete, lojas, depósitos de material de limpeza, salas de administração e guarda-volume, além de salas para órgãos de cultura e turismo. O projeto também garantirá área de urbanização com 130 metros quadrados, novas instalações elétricas, novo reservatório de água e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Profissionais responsáveis pelo monitoramento das obrasPara o embarque e desembarque de insumos e passageiros, a obra contempla um conjunto naval moderno e seguro, composto por rampa metálica de 22 metros de comprimento e flutuante, ambos com cobertura metálica, iluminação, sinalização de segurança, acessibilidade e dispositivos de combate a incêndio. Também será feito o reforço estrutural do píer de concreto e passarelas já existentes
De acordo com a engenheira naval e diretora de Gestão Portuária da CPH, Vanessa Maia, a obra segue de acordo com o cronograma estabelecido, e tem previsão de conclusão para setembro.
Salvaterra - O novo Terminal Hidroviário Turístico do município de Salvaterra está sendo construído na Rua 10 de Março, às margens da Naía do Marajó. O projeto contempla a construção de salas para passageiros, banheiros, guichês para vendas de passagens, além de estacionamento e áreas de urbanização.
O terminal também terá uma rampa em concreto, com mais de 100 metros de extensão, para as operações de embarque e desembarque de passageiros.