Alunos de escolas de Belém mostram consciência ambiental em curso realizado pela Semas
Os estudantes apresentaram planos de ação, elaborados com o conhecimento adquirido, para implantação nas áreas onde residem
Jovens estudantes das escolas estaduais Dom Pedro I e Presidente Castelo Branco, no bairro de Val de Cans, em Belém, mostraram que estão atentos e conscientes em relação ao meio ambiente durante o Curso de Agentes Ambientais, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), entre os dias 28 e 31 de março.
As aulas abordaram as atuais temáticas ambientais, planos e medidas para a conservação da biodiversidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também foram realizadas atividades práticas, como elaboração de planos sustentáveis, simulação de audiência pública ambiental, dinâmicas de grupo, distribuição de mudas e jogos educativos.
O aprendizado durante o curso será levado pelos alunos para suas comunidadesNo último dia de curso, nesta sexta-feira, os jovens apresentaram planos de ação sobre o conhecimento adquirido, para aplicação em suas comunidades. "Este curso é algo muito inovador nos colégios, e agora podemos entender melhor o conceito de meio ambiente, aprender a como defendê-lo, equilibrá-lo e ser sustentável. A gente aprende bastante e, no futuro, poderemos ensinar outros que estão fazendo práticas que degradam o meio ambiente, como o descarte incorreto de lixo, a fazer isso da forma certa. É um projeto muito inovador e bom para todos. É muito positivo ensinar isso e passar às gerações futuras, porque a sociedade com o tempo vai ter consciência de que a natureza é única, e não vamos encontrar em nenhum lugar fora deste planeta. Então, devemos proteger o que há aqui dentro, sem pensar só em interesses individuais, e começando a pensar coletivamente", disse Nicolas Araújo dos Prazeres, 16 anos, aluno do 2º ano do Colégio D. Pedro I.
Um dos técnicos da equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas, Lucivaldo Pontes, que conduziu palestras e atividades práticas com os estudantes, destacou a importância da educação ambiental como ferramenta de conscientização e disseminação de práticas sustentáveis. "Tivemos a oportunidade também de levar um pouco mais sobre a educação ambiental, que se constitui no principal instrumento pedagógico utilizado para a elaboração de práticas sustentáveis. Durante o curso, os alunos desenvolveram planos de ações ambientais, que serão aplicados no ambiente escolar e nas comunidades em que eles residem", acrescentou.
Participantes do curso receberam certificadosParcerias fundamentais - A realização do curso foi solicitada à Semas pela Associação Cultural Marex, que atua no bairro de Val de Cans. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro, as parcerias com entidades de bairro são fundamentais para uma atuação da Secretaria com as comunidades.
"A gente precisa trabalhar junto à comunidade, para que possa haver esses multiplicadores para desenvolver ações para incentivar essas boas práticas. Esta parceria com a Associação do Marex mostra o quanto é importante trabalhar as problemáticas ambientais desenvolvendo atividades em parceria, buscando realmente mitigar as problemáticas que a gente tem hoje no bairro, vendo sempre o que pode fazer para contribuir, para melhorar, e quem pode ser nossos parceiros. A gente traz informações para eles, proporcionando esta visão de como a situação está hoje, e como será amanhã se a gente não mudar hoje. Então, a gente vem trazer este incentivo, para que haja essa mudança", explicou Andreia Monteiro.
A socióloga Regilda Patrício, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Associação Cultural Marex, destacou a parceria com o governo do Estado. "Esta parceria da Semas e os dois colégios estaduais daqui do Marex visa à capacitação de agentes ambientais, sendo dez alunos do Colégio D. Pedro e dez do Colégio Castelo Branco. O objetivo é, realmente, o atendimento dentro da escola, dentro do conjunto residencial e do bairro de Val de Cans. A Semas sempre foi nossa parceira. Já realizou outros cursos de formação de agentes ambientais, sempre com sucesso. E os servidores da Secretaria sempre conseguem estimular os alunos a participar de forma ativa, se sentindo responsáveis pelo meio ambiente", disse a socióloga.