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Semas realiza evento de capacitação e apresenta planejamento estratégico para os próximos quatro anos

Entre as prioridades para 2023-2026 estão o Programa Territórios Sustentáveis, a Força Estadual de Combate ao Desmatamento, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, entre outros

Por Aline Saavedra (SECOM)
31/03/2023 11h05

Com foco nos servidores, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou a segunda oficina de lideranças da Semas, durante os dias 29 e 30, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Ao todo, mais de 150 pessoas que realizam suas atividades na pasta ambiental, na capital e nos seis Núcleos Regionais (Nures) participaram do encontro. 

O curso "Comunicação executiva: aperfeiçoamento de lideranças públicas" foi realizado pela Consultre, empresa especializada em aperfeiçoamento de servidores públicos. Na ocasião foram abordados temas como escuta ativa, empatia, comunicação não-violenta, comunicação governamental, aprimoramento do texto escrito, netiqueta, assédio moral digital, entre outros. 

“É válido observar que comunicação não violenta é um diferencial para os gestores e para empresa. Quando a comunicação não violenta é utilizada, percebe-se um ambiente mais leve e menos hostil”, afirmou a professora Walkiria Almeida. 

O professor Max Müller Cândido destacou que essa é uma oportunidade muito grande que possibilita olhar para o principal ativo da instituição, que é o corpo de servidores que, efetivamente, são aqueles que, no dia a dia de suas atividades, executam a missão da instituição. 

Müller destacou ainda a importância de preparar os servidores que lidam com a questão ambiental.

”Nós estamos vivendo um momento muito proveitoso e frutífero para esta pauta. Os atuais governos (estadual e federal), junto a diversos outros países, estão alinhados na priorização da questão ambiental. De forma específica, a Amazônia hoje representa uma das maiores pautas mundiais, embora o que tenha sido observado nos últimos anos é a negligência reiterada nesta questão. E quando a gente traz os servidores da Semas para uma sala de aula, com objetivo de discutir sobre comunicação, nós estamos falando exatamente a respeito da efetivação dos planos da gestão atual. É necessário primeiro que os líderes e gestores estejam alinhados em relação a isso, entendam claramente quais são os objetivos e metas, e, a partir deste alinhamento, desenvolvam suas equipes e entreguem para a sociedade um resultado melhor”, afirmou.

Cândido elencou ainda que “Isso (o alinhamento estratégico) só acontece através da comunicação. Primeiro, na comunicação do Governo para a Secretaria. Da Secretaria para os líderes servidores. Dos líderes servidores para suas equipes de servidores, e destes servidores para a sociedade. É processo sistêmico e integrado, que desencadeia em todos os atores envolvidos”, avaliou.

Planejamento estratégico - Ainda durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, apresentou as ações prioritárias para o período de 2023-2026. Entre os destaques estão o Programa Territórios Sustentáveis, Força Estadual de Combate ao Desmatamento, Interiorização e descentralização da Semas, Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, além da transformação digital da Semas, Sistema Jurisdicional de Redd+, entre outros. 

“É importante que todos que estão aqui possam conhecer e tomar para si os projetos, as metas da Secretaria que são compartilhadas com cada um dos que estão aqui. Cada um faz parte dessa engrenagem. Além disso, precisamos ter momentos como esses para que possamos nos conhecer melhor, compartilhar e saber como melhor se relacionar com o outro”, afirmou o titular da Semas.

Os sistemas construídos pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) foram apresentados, como o novo site da Semas, Portal dos Atos Autorizativos (protocolo digital), Portal da Transparência Pública, por exemplo. A programação da oficina foi construída pela diretora de Gestão Administrativa e Financeira da Semas que reforçou a importância de reunir o máximo de servidores.

"Nunca tivemos essa oportunidade. Nos últimos quatro anos estamos vindo para treinar a forma como a gente lida com nossos servidores. A gente enquanto líder tem que ter essa preocupação”, afirmou o diretor do Núcleo Regional de Altamira, Jorge Clay Silva dos Santos, na instituição há 12 anos.

Segundo Adriana Sales, gestora da Nure de Redenção, oficinas como essa favorecem a integração entre os servidores e o melhor oferecimento do serviço à população. “Juntar o interior com a capital, Núcleos com a sede, nos qualifica para um melhor relacionamento com a equipe, colaboradores externos e nos prepara para dar um atendimento com mais eficiência, com clareza, objetivo. Essa participação faz com que conheçamos todos os setores, e haja a integração. O conhecimento técnico não só nos qualifica melhor, mas também proporciona um serviço de qualidade para a ponta”, enfatizou.