Mascote do Clube do Remo visita usuários do Centro de Inclusão e Reabilitação
O “Leão Malino” proporcionou momentos de alegria a pessoas com Transtorno do Especto Autista
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, recebeu nesta quinta-feira (30) a visita do “Leão Malino”, mascote do Clube do Remo, que alegrou pessoas com o Transtorno do Especto Autista (TEA). A visita foi uma prévia da programação alusiva ao “Abril Azul”, de conscientização sobre o autismo, que levará mais informações à população sobre o tema.
A mascote conheceu todos os setores da Reabilitação, levando alegria e unindo futebol e inclusão. Sandro Santos, assessor de Comunicação do Clube do Remo, destacou a importância da campanha Abril Azul englobando o futebol. “É o esporte mais popular do mundo. Então, por que não habitar em vários setores da sociedade? Há diversos torcedores com deficiência que recebemos no estádio. Estamos sempre de portas abertas para a inclusão”, informou.
Segundo o profissional, a participação do futebol no mês dedicado ao autismo “realiza a inserção dessas pessoas. Alguns torcedores nunca foram ao estádio devido ao barulho. Trazer pelo menos o Leão aqui é um ato, do Clube do Remo, de acolher”.
Para o torcedor remista Lucas Marcelino, 10 anos, ficou encantado com a presença do Leão. Torcedora do Paysandu, a mãe do menino disse que “o pai é remista, e o leva em alguns jogos para acompanhar o time, mas devido ao barulho, à aglomeração no estádio, às vezes ele fica agitado. Contudo, no geral, adora ir aos jogos do Remo. A presença da mascote tornou a terapia ainda mais divertida para o Lucas, que nem quis mais saber de continuar realizando a atividade. Quis mesmo tirar foto, abraçar e participar da visita do Leão”.
Programação - Para o mês de abril, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) organizou uma programação recheada de atividades em alusão ao período. No próximo domingo (02), o CIIR participará de evento alusivo, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), na Praça Batista Campos, a partir de 08 h, encontro que marcará o início do mês dedicado à luta, conscientização, mobilização e visibilidade para a causa do autismo.
De 03 a 06 de abril, o Centro de Reabilitação promoverá atividades internas com os reabilitandos, desta vez inserindo a Páscoa, com a produção de artes visuais durante as terapias.
Do dia 17 até 28 de abril será realizada uma mostra de arte com pinturas e desenhos produzidos pelos usuários, com o objetivo de estimular ainda mais a produção artística durante as terapias.
O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.