Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO

Seaster implanta unidade produtiva do projeto “Hortas Sociais Pedagógicas” em Parauapebas

Por Camila Santos (SEASTER)
30/03/2023 17h17

“Nós temos uma cultura muito primária em relação à diversidade de alimentos e aqui temos aprendido muito e aprimorado a nossa alimentação”. Esse é parte do relato de Maria Lúcia, uma das mulheres envolvidas no processo de plantio realizado em uma unidade produtiva do projeto hortas sociais pedagógicas, iniciativa que nessa quinta-feira (30), foi implementada na comunidade Nova Conquista I, no município de Parauapebas. 

O projeto tem como objetivo impulsionar a inclusão e promoção social de famílias em situação de risco, vulnerabilidade social e econômica que residem no interior do estado. As ações são desenvolvidas através do cultivo de frutas, legumes e verduras, que geram renda e garantem alimentação de qualidade na mesa das famílias envolvidas. 

No Pará, o projeto é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, por meio de um convênio com a Fundação Banco do Brasil.

“Nós somos gratos por hoje poder entregar mais uma unidade desse projeto que vem atender as demandas da comunidade, seja na produção do alface, do coentro, do cheiro verde. Estimamos que aqui possa se tornar um grande centro, um local de referência, para que daqui a um tempo, essa produção possa abastecer as feiras, os mercados, garantindo alimentação rica, de qualidade e com baixo custo”, frisou o Gerente da Inclusão Produtiva e Capacitação da Seaster, Nazareno Santos.

Em Parauapebas 10 famílias receberam capacitação, assessoramento e hoje estão envolvidas diretamente no plantio e na comercialização.  Com atividades coletivas de produção sustentável, o projeto “hortas sociais pedagógicas” possibilita a gestão participativa e favorece o desenvolvimento econômico local com equidade e sustentabilidade. 

Milton Zimer, secretário municipal de produção rural, participou do ato e reforçou a importância da parceria e da união de forças na implementação de políticas públicas que garantam a segurança alimentar. 

“Aqui nós já desenvolvemos um projeto que incentiva e fortalece a horticultura. E essa parceria com a Seaster e a Fundação Banco do Brasil vem contribuir para a manutenção dessa atividade na comunidade. É uma atividade que tem o envolvimento prioritário de mulheres, mas que também beneficia a família e promove a geração de renda”, pontuou. 


Esta é a 12ª unidade produtiva implantada. O projeto atenderá 20 municípios, 07 já foram comtemplados.