Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO

Governo do Estado reforça a importância da vacinação infantil

Crianças na faixa etária de 1 ano devem estar protegidas contra 16 doenças preventivas pela imunização

Por Giovanna Abreu (SECOM)
30/03/2023 12h00

Logo nas primeiras semanas de vida, a imunização das crianças deve ter início com a aplicação das vacinas BCG e de Hepatite B. Ao longo dos primeiros anos, várias outras vacinas são indicadas para que o crescimento da criança seja saudável, por isso, o Governo do Estado chama a atenção para a importância de manter atualizada a caderneta de vacinação, especialmente, como estratégia preventiva contra doenças e infecções logo nos primeiros meses de vida.

Na política de Promoção a Saúde e Proteção Específica, o Programa Nacional de Imunização (PNI), de acordo com Jaíra Ataíde, chefe de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), trabalha com vários calendários, no qual destaca-se o calendário de vacinação das crianças menores de 1 ano de idade. 

“Elas devem estar protegidas contra 16 doenças preventivas pela vacinação. Para algumas dessas vacinas, para estar protegida, a criança deve receber 2 ou 3 doses do esquema específico. Isto é, a proteção vacinal só ocorre com o número de doses adequado ao esquema vacinal. Então, os atrasos interferem na adequada formação de anticorpos, para a devida proteção vacinal. As ações de vacinação são realizadas pelas equipes da Atenção Primária em Saúde - Estratégia Saúde da Família, que dentro de cada realidade local, tem vínculo com a população residente em seu território. O estado distribui os imunizantes e insumos e monitora a cobertura vacinal dos municípios”, explica Jaíra. 

A servidora pública Helen Cunha, mãe da Bárbara, 2 anos, pontua a importância dos pais manterem a carteira de vacinação infantil de seus filhos sempre atualizada.

“Vacina representa prevenção e demonstra todo o nosso amor e cuidado pelos nossos filhos. Sempre tivemos muita preocupação em prevenir a Bárbara contra doenças e infecções logo nos primeiros meses de vida. Estamos sempre atentos às campanhas”, reforça.

Queda – De acordo com estudo do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (Unifase), a sequência de baixas na proteção de crianças menores de 1 ano contra a doença vem desde 2019. Em relação à hepatite B, a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde não está sendo cumprida na Região Norte. Em 2022, dados preliminares apontam o índice de 67,5% alcançado.

Para cada vacina do calendário básico das crianças, há indicadores a serem atingidos, que são os percentuais mínimos a serem alcançados em cada vacina, mensalmente, até completar os 12 meses do ano. São eles: Vacina BCG - 90%; Vacina Oral de Roteiros Humano - 90%; Vacina Poliomielite - 95%; Vacina Pentavalente - 95%; Vacina Pneumocócica 10 valente - 95%; Vacina Meningocócica C - 95%; Vacina contra Febre Amarela - 95%; Vacina contra sarampo, caxumba e rubéola - 95%.

Campanha UsiPaz - A campanha de vacinação contra a Influenza segue em todas as Usinas da Paz do estado até o dia 31 de maio, sempre das 8h às 17h. Outra alternativa são as Unidades de Saúde dos Municípios.

Confira os grupos prioritários da campanha: idosos com mais de 60 anos; criança de 6 meses a 5 anos; gestantes e puérperas; profissionais de saúde; professores; indígenas e quilombolas; profissionais de forças de segurança e salvamento, forças armadas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidade e doenças crônicas.