Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO E PESQUISA

Saúde Indígena e o Núcleo de Educação são destaque em projeto do HRAS em evento internacional

Trabalhos estão sendo apresentados em Simpósio de Saúde nesta quinta (30) e sexta-feira (31), em São Paulo

Por Ascom (Ascom)
30/03/2023 13h20

Os avanços a partir de estudos e pesquisas estão proporcionando ao Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, protagonizar feitos inéditos dentro do contexto da assistência à saúde. Na última quarta (29) e quinta-feira (30), pela primeira vez, a unidade apresentou dois projetos científicos no XI Simpósio Internacional de Enfermagem, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Escritos por vários profissionais da instituição, os trabalhos defendidos abordaram temas relevantes para a melhoria da assistência. A sistematização do cuidado e das boas práticas no atendimento à população indígena e a implementação do Núcleo de Educação Assistencial (NEAS) foram os assuntos destacados no evento.

Avanços - A enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa (NEP), Brenda Tanielle, observa que o desenvolvimento de projetos é primordial para o avanço e qualidade da assistência, além de evidenciar o protagonismo da enfermagem no processo do cuidar.

“Só conseguimos transparecer que somos ciência através dos estudos de ensino e pesquisa que desenvolvemos, estando no exercício da profissão como linha de frente ou na gestão”, enfatizou.

Saúde indígena - O estudo sobre a sistematização dos cuidados e boas práticas na Atenção à Saúde Indígena se justificou pela necessidade de conhecer o processo e as necessidades dessa população, sobretudo, na região Norte do Brasil, e que esta assistência deve ser pautada na análise transcultural, objetivando a identificação das diferenças de cultura e crenças.

Dessa forma, as ações de saúde passam a alcançar sua eficácia máxima e potencializar o impacto do empoderamento em saúde para a população indígena. O fato é prestar assistência com qualidade, humanizada, ética, respeito e responsabilidade a uma população multicultural, como é o caso da população indígena.

A gerente assistencial do HRAS, Adriléia Brito, explica ainda que o projeto enfatiza aspectos da legislação e das políticas que garantem os direitos das etnias, de forma que contribua para a redução do histórico das desigualdades e iniquidades vividas pelos indígenas no Brasil.

“É necessário que os profissionais de saúde e toda a sociedade tenham um amplo conhecimento antropológico sobre os indígenas. Esse conjunto de conhecimentos e valores da cultura tradicional, aliados ao saber ouvir, dialogar com esse público, é fundamental em todos os contextos, com um diferencial, ainda maior, que é na assistência à saúde”, observou a profissional.

Neas - Já a implementação do NEAS no HRAS justificou-se pela necessidade de qualificação assistencial para o usuário da unidade, com o objetivo de modificar as estratégias educativas, usando a prática como fonte de conhecimento e problematizando o próprio fazer.

“Desta forma, o Abelardo Santos torna os colaboradores autores reflexivos da prática, formadores de conhecimento e de alternativas de ação, ao invés, de somente receptores”, frisou Jean Spricigo, diretor-geral do HRAS.   

Representação - Para a diretora assistencial do Instituto Social Mais Saúde, Renata Oliveira, essa é uma oportunidade única de mostrar o trabalho que está sendo realizado no maior hospital público do Pará. "Buscar novos saberes, novas formas de melhorar o processo de cuidado do paciente tem sido um grande impulsionador de bons projetos e excelentes ações dentro do Abelardo Santos”, garantiu.

Já o coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do HRAS, o médico Paulo Henrique Ataíde, ressaltou que o Abelardo Santos tem alcançado grandes conquistas por meio do incentivo ao ensino e pesquisa, permitindo que os colaboradores contribuam para os avanços científicos e tecnológicos dentro da unidade. “Os estudos refletem diretamente na assistência aos nossos usuários. Ele resulta em assistência humanizada e de qualidade que é prestada para a população paraense”, ressaltou.

Serviço: O Hospital Regional Abelardo Santos pertence à rede pública do Governo do Estado, com administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Texto: Ascom HRAS