Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÕES

Direitos da mãe e do bebê são tema de Curso de Gestante do HMIB

1º edição de 2023 também reforçou informações sobre os primeiros cuidados com os recém-nascidos 

Por Ascom (Ascom)
30/03/2023 13h50

Com o objetivo de compartilhar informações sobre os direitos das mães e dos bebês, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no Baixo-Tocantins, promoveu nessa semana a primeira edição do Curso de Gestantes do ano de 2023. A programação, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (28), contou com uma visita guiada pelas instalações da unidade, além da presença de diversos profissionais da saúde, que abordaram temas como a importância do pré-natal, os primeiros cuidados aos recém-nascidos, o aleitamento materno, e também, os desafios do puerpério.

A dona de casa Júlia Silva já está na reta final da gestação. Para ela, cada dúvida sobre o parto ficou esclarecida e trouxe um alívio, sobretudo, por conhecer de perto o local em que ela terá o seu bebê. “Estou mais tranquila. O curso nos proporciona conhecimento e a oportunidade de ver a estrutura que é oferecida pelo Materno Infantil. Foi uma oportunidade somatória dentro da minha gestação que levarei ao máximo às outras mamães”, prometeu.

Após a experiência, Júlia garante que a iniciativa deve ser levada adiante. “Espero que muitas mulheres possam viver esse momento também, para elas ganharem mais confiança em si mesmas e na equipe do hospital. Agradeço imensamente a atenção e tudo o que foi repassado, principalmente, o carinho nesse momento tão único para qualquer mamãe”, comentou a gestante.

Direitos - A primeira edição do curso, em 2023, também ampliou o conhecimento das grávidas sobre o que diz a lei. “Além dos direitos assegurados pela legislação, deve ser assegurado à gestante um atendimento digno pautado na humanização em todo o período da gestação, que vai do parto até o puerpério, bem como garantir o acesso à informação para que ela possa saber seus direitos dentro das unidades de saúde, deste a entrada até o momento da alta hospitalar”, observou Alcione Silva, assistente social.

Ainda sobre os direitos, a enfermeira obstétrica Patrícia Muniz ressalta que, conforme o Ministério da Saúde, acolher implica receber a gestante, estabelecer um diálogo para apreender as suas necessidades e compreender os múltiplos significados da gestação para ela.

“O HMIB, com o intuito de empoderar a mulher sobre as práticas assistenciais relacionadas ao pré-parto, parto e pós-parto, oferece às grávidas este curso.  A iniciativa trata-se de um acompanhamento o qual assegura que mãe e o filho tenham a saúde cuidada e observada em detalhes. Dentro dos processos ofertados aos pais, orientamos os benefícios dessa preparação. Um dos principais objetivos do curso é contribuir para que as futuras mamães tenham uma gravidez saudável e tranquila, adquirindo conhecimento e segurança para com os cuidados com o futuro integrante da família”, explicou.

Maus hábitos - Hábitos que já se tornaram comuns na sociedade, como o uso de chupetas e mamadeiras, também foram pauta desta edição. A fonoaudióloga Dahiely Bertipaglia destaca que é de suma importância orientar as mães sobre as consequências do uso de bicos artificiais. “Além de criar um hábito de difícil remoção, eles alteram a postura e tonicidade dos músculos da boca; provocam má oclusão dentária, além de gerar a “confusão de bicos”, devido às diferenças existentes entre a sucção na mama e no bico artificial”, frisou.

Perfil - O curso é totalmente gratuito direcionado às mulheres que pretendem ter o bebê na instituição. “Somos um Hospital credenciado Amigo da Criança. Com isso, é necessário que do pré-natal ao puerpério, sejam temas trabalhados com as pacientes, como por exemplo, sobre os cuidados referentes ao aleitamento materno exclusivo, a humanização no parto. Aqui, temos métodos não farmacológicos para alívio da dor do parto, o que fortalece a confiança para o parto normal”, finalizou o coordenador da obstétrica, William da Silva Santos.

Serviço: O HMIB é uma unidade 100% gratuita, do Governo do Estado do Pará, operacionalizado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), através de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para mãe e bebê na região do baixo-Tocantins, abrangendo até 11 municípios.

Texto: Ascom Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB)