Produções científicas da Uepa serão as indicações da série Vitrine Literária, da Ioepa
A iniciativa apresenta dicas de obras da Editora Pública Dalcídio Jurandir
Onze produções das linhas de publicações Científicas, Acadêmicas e Relações Institucionais lançadas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir serão as próximas indicações da série “Vitrine Literária". A iniciativa apresenta dicas de leitura da editora nas redes sociais e site da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa).
As obras indicadas são fruto da parceria entre a Ioepa e o Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE/Uepa). O livro “Juventude e Educação no Pará: Projetos de vida, trajetórias e gêneros” é a sugestão de leitura desta quinta-feira (30).
O obra é um dos seis lançamentos da 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada em 2021, e fruto do primeiro edital de parceria entre as duas instituições. O livro apresenta pesquisas e estudos realizados pelo JEDS - Grupo de Pesquisa “Juventude, Educação e Sociabilidades”, da Uepa. A organização é de Lucélia Bassalo, Ceila Moraes e Jardinelio Silva.
As outras cinco produções do primeiro edital serão publicadas na Vitrine Literária entre abril e início de maio: “Amazônia: histórias, culturas e identidades" (06/04), “Amazônia: Desenvolvimento, Sustentabilidade, Gestão e Secretariado” (13/04), “Gêneros, Corpos e Sexualidades em Contextos Contemporâneos” (20/04), “Meninos Vestem Azul e Meninas Vestem Rosa?: Construção de Identidades na Amazônia” (27/04) e “Indicações Geográficas do Queijo do Marajó: potenciais, limites e desafios para uma estratégia de desenvolvimento” (04/05).
As produções do interior do Estado foram o foco do segundo edital de parceria entre Ioepa e Uepa e serão as indicações de leitura conforme o cronograma: “Saberes e Práticas da Formação Docente” (11/05); “Formação de professores na Amazônia Paraense – Concepções e Práticas” (18/05); “Residência Pedagógica: Vivências dos Residentes de Química nas Escolas Públicas do Estado do Pará” (25/04); “Óleos Essenciais e Aromas de Espécies da Amazônia Paraense” (01/06) e “Territórios Insulares: saberes da biodiversidade amazônica e seus processos educativos”(08/06).
Segundo o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, as obras foram escolhidas por serem boas indicações para o público que frequenta as universidades. “É um material necessário e importante, construído a partir do entendimento da necessidade de se publicar editais dessa natureza”, disse ele.
Projeto - A série “Vitrine Literária” é publicada toda quinta-feira nas redes sociais oficiais (Instagram, Facebook e Twitter) e no site da Ioepa, com o objetivo de difundir, divulgar e incentivar a produção literária no Pará. Além dos resumos dos livros, os leitores terão acesso aos preços, números de páginas e onde adquirir as obras.
As publicações estão disponíveis para aquisição na loja da Ioepa, na Av. Almirante Barroso, 2271, no bairro do Marco, em Belém, de segunda a sexta, das 8h às 14h. O telefone da loja é o (91) 4009-7800.